A Fuvest e o mundo digital - Tema da Redação de 2008!

Em 07/01/2008 08h21 , atualizado em 07/01/2008 09h07 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá!
Depois da inauguração do canal, é hora de entrar em ação!
Como nossa intenção é ajudar você vestibulando, uma das coisas que faremos no Blog é comentar os temas de redação dos principais vestibulares do país. Pra começar, Fuvest 2008. O material de redação da prova trouxe três textos (um do coluinista da Veja, Stephen Kanitz, uma notícia de O Estado de São Paulo e um trecho do livro Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman) e as instruções diziam para o candidato redigir uma Dissertação em Prosa sobre o Mundo Digital.

Em primeiro lugar, tem gente que se assusta com o termo “Dissertação em Prosa”. Essa expressão já foi usada várias vezes em vestibulares (da própria Fuvest) e concursos, mas ainda deixa gente confusa. Para clarear de vez, é preciso saber que toda dissertação é escrita em prosa. Prosa é o que não é poesia. A banca só enfatizou a prosa para evitar que candidatos escrevessem dissertações em forma de versos, ou poesia. (Clique aqui e saiba como fazer uma Dissertação)

Os três textos do caderno de redação tratam, de maneira diferente, das funcionalidades da internet. Kanitz critica a falta de veracidade de alguns sites de informação na internet, de como qualquer um pode publicar qualquer informação ou notícia sem que seja apurada como verdadeira ou não e ainda ter sua página indicada nos sites de busca (às vezes na primeira página). A notícia de O Estado de São Paulo trata do lançamento de uma biblioteca online pela ONU e o trecho de Modernidade Líquida fala da rapidez da publicação de notícias na internet e como elas logo se tornam perecíveis.

Bem, a internet tornou-se hoje a principal fonte de informação de muitas pessoas. Se hoje você lê o que está escrito aqui, é porque está na rede atrás de informação. A banca da Fuvest levanta a questão das funções da internet, suas qualidades e seus defeitos. Ora, se na internet podemos encontrar de tudo, até mesmo o acervo histórico mundial da ONU, podemos também encontrar falsas informações e notícias. Tudo isso devido ao excesso de liberdade da rede, como levantado por Stephen Kanitz. Portanto, o tema pede ao candidato para refletir sobre como a informação na internet está cada vez mais vaga, perecível e carente de fontes confiáveis e consistentes (como no caso da Biblioteca da ONU).

É claro que, essa é só uma das reflexões a respeito do tema. Como a banca sugere, você deve somar aos textos disponíveis outras informações que possuir sobre o tema na hora de argumentar e expor sua opinião. Um detalhe: os três textos do caderno de redação pertencem a uma revista, um jornal e um livro. O que isso quer dizer? Bem, por mais que o tema seja informação na internet, as informações do caderno não foram extraídas dela. Portanto, não faça da internet seu único meio de informação, pois apesar de ser mais rápida e ampla, ela ainda tem defeitos (como o próprio tema sugere) e os livros, jornais e revistas ainda são mais completos. Super dica: quando vier pesquisar na rede, vá direto ao portal Brasil Escola, onde encontrará informações 100% verdadeiras.

Clique aqui e confira a prova de Português e Redação da Fuvest

E mais:
Os 10 erros mais cometidos na hora de fazer uma redação
O Vestibular e a Produção de Texto