Fim do vestibular Fuvest 2008

Em 11/01/2008 13h17 , atualizado em 11/01/2008 13h26 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Fim das provas da Fuvest, né? Senti muita gente cansada ontem, talvez pelo stress normal que o “terrível” vestibular provoca... Mas agora é tempo de relaxar e esperar (pra quem não tem mais provas pela frente) ou se recuperar a tempo de fazer as demais provas, como a da Unicamp, neste domingo.

Ontem participei do bate-papo da UOL sobre a 2ª fase da Fuvest e consegui falar com alguns dos candidatos que tinham feito a prova de matemática. Muitos deles me disseram que acharam a prova muito comprida (vários não conseguiram nem terminar!), difícil e sem espaço para resolução. Como a prova deve apresentar todos os cálculos dos candidatos, fica difícil mostrar tudo num espaço tão pequeno. Mas, de acordo com a coordenadora do Caderno Fovest da Folha de São Paulo, Alessandra Balles, que estava tirando as dúvidas dos candidatos, o espaço reduzido na folha de respostas é pra que os alunos se sintam desencorajados a “enrolar” na hora de responder.

Uma dúvida minha era em relação ao índice de abstenção. Acho difícil entender por que os alunos que passaram na primeira fase deixaram de participar da segunda. Alguns candidatos chutaram que a resposta seria no fato de muitos serem treineiros. Mas, de qualquer forma, ainda não justificava, já que dos 37.334 aprovados para a segunda fase, apenas 5.992 eram treineiros. Balles me respondeu que muitos dos candidatos que não pagaram a taxa de inscrição não se sentem “obrigados” a fazer a prova e outros que passam em cima do ponto de corte se sentem despreparados e desistem antes mesmo de tentar.

E vocês? O que acharam das provas?