Especial Enem 2011

Em 18/10/2011 11h18 , atualizado em 22/10/2011 07h37 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após muito estudo, enfim, chegou a reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, momento de expectativa para uns e de ansiedade para outros. As provas serão aplicadas no próximo final de semana, sábado e domingo, dias 22 e 23 de outubro, em 1.599 municípios.

A edição de 2011 recebeu mais de 6,2 milhões de inscrições, mas cerca de 800 mil não pagaram a taxa de R$ 35 dentro do prazo. Assim, o número de inscritos reais é de 5,4 milhões, um recorde para a prova nacional. O recorde anterior era do Enem 2010, quando cerca de 4,6 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova.

O Enem 2011 conseguiu adesão de todas as 59 universidades federais. Cada uma delas irá utilizar o seu resultado de alguma das seguintes maneiras: substituto integral do vestibular, primeira fase de sua seleção, complemento da nota final do vestibular, para preenchimento de vagas remanescentes ou através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Locais de provas

Serão 140 mil salas de aulas distribuídas em mais de seis mil escolas. A previsão de entrega para os cartões de confirmação do exame foi até a última sexta-feira, 14 de outubro. Nele constam informações sobre o local e sala de prova, o número de inscrição no exame e a senha para acesso aos resultados individuais. No entanto, o cartão do Enem também pode ser consultado e impresso pela internet.

O que levar

Para o acesso as salas de onde será feito o exame é necessário apresentar o cartão do Enem e um documento original de identidade com foto. Já para a realização da prova somente será permitido o uso de caneta esferográfica com tubo transparente e tinta preta.

O que não levar

O uso de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos e anotações não será permitido, assim como a utilização de óculos escuros ou qualquer dispositivo eletrônico, como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Todos os materiais que não poderão ser utilizados deverão ser colocados na embalagem porta objetos, que será distribuída aos participantes, e que deverá ser guardada embaixo da carteira.

Horário

Nos dois dias de provas os portões de acesso aos locais serão abertos às 12h e fechados às 13h. Recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência ao local e que conheça o lugar em que fará o teste antes do dia.

No primeiro dia as provas serão aplicadas das 13h às 17h30. No segundo o prazo para realização será maior, devido à redação, das 13h às 18h30.

ATENÇÃO: esses horários se referem aos Estados com horário de verão (Veja os horários por estado).

Provas

Ao receber o caderno de questões os candidatos devem verificar se ele contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão de respostas. É preciso marcar nos cartões de resposta a cor do caderno de questões e transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.  As provas estarão dividas da seguinte forma:

22/10: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
23/10: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O exame terá novamente quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além de uma redação (com o máximo de 30 linhas), são elas:

Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Sabadistas

Os 33.328 inscritos que solicitaram esse atendimento poderão fazer a prova de sábado após o pôr do sol, mas devem chegar ao local de prova junto com os demais candidatos, das 12h às 13h. Eles ficarão em salas separadas e terão o mesmo tempo para fazer as provas.

Resultado

A resolução comentada das questões será disponibilizada a partir das 18h dos dois dias de provas, aqui no Vestibular Brasil Escola. Os gabaritos oficiais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o terceiro dia útil após o exame.

A previsão é que os resultados individuais do Enem 2011 sejam liberados em de 04 de janeiro de 2012. Também no próximo ano o Enem passa a ter duas edições, uma em cada semestre. A edição do primeiro semestre está confirmada para os dias 28 e 29 de abril, e a edição do segundo semestre ainda não tem data confirmada.

Confira também:
Dicas para as provas do Enem 2011
Simulado do Enem
Resolução comentada dos últimos exames