Darwin: 200 anos de descobertas e divergências

Em 12/02/2009 09h37 , atualizado em 12/02/2009 13h45 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Foi numa viagem de volta ao mundo que a teoria da evolução começou a ganhar seus moldes. Após anos de estudos e constatações, Charles Darwin entrou para a história quando publicou A Origem das Espécies. Na época, o cientista revolucionário foi visto como herege pela Igreja e sua teoria poderia ter caído por terra, se não tivesse um fundo de verdade.

O pressuposto de que as espécies foram se aperfeiçoando ao longo de bilhões de anos para se adequar às mudanças do meio ambiente foi incorporado aos estudos científicos e hoje o mundo inteiro celebra os 200 anos de nascimento deste britânico singular. As idéias do cientista serão temas de palestras, exposições e vários eventos.


Darwin revolucionou a concepção de mundo natural

Apesar de tantos anos passados, a teoria darwinista nunca foi considerada ultrapassada. Muito pelo contrário. Mesmo sendo ainda alvo de críticas de vários setores sociais, ela se mantém mais atual do que nunca. Só para citar um exemplo, segundo estudos recentes, a evolução permitiu que nós, seres humanos, estocássemos gordura para vivermos mais tempos sem comida em época de frio. E é por isso que, hoje, muitas pessoas têm tanta dificuldade para perder peso.

É o que explica um dos maiores estudiosos de Darwin da atualidade, o professor da Universidade da Flórida, Michael Ruse. Segundo ele, outra tendência evolutiva do homem é de que pelos do corpo, os dentes sisos e o apêndice desapareçam com o passar dos tempos.

Bom saber disso né? Afinal, a função do apêndice no corpo é mínima, já que ele pode se infeccionar com facilidade. E os dentes sisos, então? Segundo o professor americano, eles datam da época em que os homens detinham mandíbulas maiores. E hoje, a maioria das pessoas são obrigadas a extrai-los devido aos problemas bucais por eles ocasionados.


Segundo a teoria da evolução, homens e macacos têm um mesmo ancestral

Com divergências ou não, 2009 será o ano de Darwin, afinal ele mudou totalmente o olhar da Ciência para o mundo natural. E com constatações que podem ainda parecer inconsistentes, ele começou a nos mostrar quem somos e de onde viemos. Resta a Ciência dar prosseguimentos a seus estudos.

E você? Acha que a teoria de Darwin é verdadeira? Afinal, somos ou não primos distantes dos macacos? Não deixe de opinar!