Cursos tecnológicos: a nova tendência do mercado

Em 05/02/2009 10h40 , atualizado em 06/02/2009 14h14 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Desde a época colonial, o ensino superior no Brasil foi marcado pela valorização dos cursos de bacharelado. Mas os dados do Censo da Educação Superior 2007, coletados pelo MEC e divulgados esta semana, revelam uma nova tendência neste início de século XXI: a valorização dos cursos superiores de tecnologia.

O relatório mostra que o número de alunos que ingressaram nesta recente modalidade de graduação cresceu 390% de 2002 a 2007, passando de 38.386 para 188.347. Assustador? Nada que não possa ser justificado.

Os cursos tecnológicos ganharam o gosto do brasileiro por estarem voltados diretamente para um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. E se enganam aqueles que pensam que por serem de menor duração, as graduações formam trabalhadores mal qualificados, afinal juntamente com crescimento da economia brasileira apresentado neste mesmo período, houve o aumento da demanda por profissionais especializados.

E não são só as faculdades particulares que oferecem os tecnológicos. O censo revelou também que só na rede federal de ensino, eles passaram de 146 em 2002 para 331 em 2007. Isso sem contar a expansão das universidades federais e nem a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, nos quais 30% das vagas estarão reservadas a cursos superiores de tecnologia. Ou seja, a história está só começando a virar a página.

E você vestibulando? Já pensou em fazer um curso tecnológico? Concorda que eles podem ser uma porta mais rápida de acesso ao mercado de trabalho? Está cursando uma graduação? Então conte-nos sua experiência!

E não deixe de visitar o nosso guia de profissões para acessar os vários cursos tecnológicos autorizados pelo MEC em todo o Brasil.