Ainda resistindo ao Twitter?

Em 06/11/2009 10h02 , atualizado em 06/11/2009 10h25 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

É fato que muita gente ainda não aderiu ao Twitter, mas o crescimento dessa ferramenta online no Brasil é impressionante. Criado em 2006, o Twitter não despertou de início interesse nos brasileiros. Enquanto que no Reino Unido e, principalmente, nos Estados Unidos o microblog era usado por pessoas de diversas profissões, aqui no país ele se restringia apenas àqueles que dominam o inglês e, assim, buscavam informações em Twitters do exterior.

Apesar do Brasil ser o quinto na lista dos maiores usuários da ferramenta no mundo, é possível identificar o aumento através de pesquisas divulgadas este ano. Em janeiro, o país representava 0,9% do total de usuários, já em junho esse número subiu para 2%. Ainda estamos longe do topo, os EUA lidera com 62,14%, seguido do Reino Unido com 7,87%, porém o interessante disso tudo são as variadas formas como o Twitter está sendo utilizado pelos brasileiros.

Em inglês, a palavra twitter significa o som curto, agitado e agudo de alguns pássaros. Por derivação de sentido, a palavra também é usada para significar conversas sobre coisas bobas, normalmente de forma rápida. Há quem usa o microblog apenas com esse último propósito, mas ele tem servido mais como uma rede de troca de informações.


Passarinhos representam a arte gráfica do microblog

Aqui no Brasil, jornalistas, políticos, artistas, atletas, quase todas as áreas já aderiram ao Twitter como uma forma rápida e objetiva de divulgar alguma novidade. No jornalismo, por exemplo, uma das figuras mais comentadas é nada mais, nada menos, que William Bonner. Entre divulgar receitas de bolo e pedir sugestão de figurino, o apresentador do Jornal Nacional comenta bastidores da profissão, além, é claro, de noticiar algum fato novo. Destaca-se também o piloto Rubens Barrichello, a cantora Ivete Sangalo, o escritor Paulo Coelho, o apresentador Luciano Huck, que recentemente chegou a marca de 1 milhão de seguidores, entre outros.

Muitos brasileiros utilizam o Twitter também como uma forma divulgar seu site ou blog, já que a ferramenta só permite postagens até 140 caracteres. Por exemplo: "Descubra qual a melhor forma de proteger seu computador contra vírus. Informações no meu blog". Outros vários apenas acompanham o twitter alheio, sem necessariamente ter que criar o seu próprio. Nessa ferramenta online é possível ver também os assuntos mais comentados do dia, como quando o Rio de Janeiro foi anunciado como sede das Olimpíadas de 2016.

Uma coisa boa de se acompanhar no próximo ano é como o Twitter será usado nas eleições. O atual presidente do Estados Unidos, Barack Obama, fez história ao utilizar a internet como forma de divulgação de sua campanha. Nas eleições municipais do ano passado, era possível o candidato usar apenas seu site, porém é provável que até o segundo semestre de 2010 sejam liberadas ferramentas como YouTube, blogs, Orkut e, principalmente, o Twitter. Atualmente, o microblog de político com mais seguidores é do governador de São Paulo, José Serra.

Conte-nos agora se você já adereiu ao Twitter. O que mais te chama a atenção nessa ferramenta? Já ficou sabendo de um fato novo através dele? Ele veio para ficar ou será mais uma dessas modas de internet que pode acabar em pouco tempo? Opine e também siga o nosso Twitter.