Aconteceu: Confira os destaques do mês de Março!

Em 29/03/2008 10h55 , atualizado em 29/03/2008 10h56 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Vamos relembrar os principais acontecimentos do mês de março? Teve de tudo um pouco: disputas entre igreja e imprensa, conflitos diplomáticos entre países e um novo ataque em massa do “mosquito da dengue”. Sem esquecer, é claro dos casos de violência pelo mundo, em especial aquele acontecido em Goiás.

A hora é agora: anote em sua agenda os fatos marcantes de março para relembrar tudinho no final do ano, quando chegarem os vestibulares. Quer uma dica: escolha um dos fatos e redija uma redação sobre o tema. Pode ser uma dissertação, com bastante argumentação sobre o assunto ou uma carta endereçada a algum dos envolvidos ou sujeitos relacionados à notícia.

Treinar é a melhor forma de garantir um bom desempenho! Boa sorte!

01 a 07 de março:
- Mundo: Colômbia e Equador entram em crise diplomática depois da invasão colombiana em território equatoriano sem aviso prévio. Presidente da Colômbia justificou o ato com a morte de membros das Farc no ataque. Presidente do Equador disse ter sofrido violação do direito de soberania internacional. Crise envolveu discursos e envolvimento de presidentes de outros países como Venezuela e França.

- Brasil: Ações de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus contra a Imprensa levantam discussão sobre o poder jurídico do Brasil e a liberdade de imprensa. Igreja acusa grandes jornais de danos morais por se referirem à igreja como “seita”. Imprensa diz que ações foram orquestradas por alguém, pois todas tinham o mesmo texto.

08 a 15 de março:
- Mundo: Embate diplomático entre Brasil e Espanha. Estudantes universitários e turistas brasileiros são impedidos de entrar na Espanha e deportados. Em retaliação, turistas espanhóis são deportados do Brasil. Brasileiros afirmam ter sido vítimas de maus tratos na Espanha. Espanhóis reclamam do excesso de brasileiros que vão para o país em busca de trabalho.

- Brasil: Supremo Tribunal Federal começa a votar utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. Igreja Católica se mostra contra essa prática por se tratar de organismos já com vida. Frentes científicas são a favor justificando que essas células podem transformar-se em qualquer outro tipo de célula e, assim, representar a cura para várias doenças.

15 a 29 de março:
- Brasil e Mundo: Casos de violência no Brasil e no mundo. Menina de 12 anos é vítima de tortura por dois anos em Goiás. Empresária Sílvia Calabresi torturava a menina com alicates, martelos e outros. Conflitos no Tibete matam dezenas de pessoas. Tibetanos querem independência do país em relação à China. Povo do Tibete quer aproveitar Olimpíadas da China para chamar a atenção do mundo sobre sua situação.

- Brasil: O caos da Dengue. Epidemia de dengue mata dezenas de pessoas no Rio de Janeiro. Agentes de saúde não conseguem entrar nas casas para combater a procriação do mosquito. Hospitais e Cais estão lotados de doentes. De quem é a culpa?