A tão comentada participação da Glória Pires na cobertura do Oscar 2016

Atriz protagonizou participação polêmica, mas que no final das contas, a beneficiou. Qual sua opinião sobre lidar com críticas?
Em 05/03/2016 10h16 , atualizado em 07/03/2016 10h04 Por Érica Caetano

Frases de Glória Pires durante o Oscar viralizaram nas redes sociais
Frases de Glória Pires durante o Oscar viralizaram nas redes sociais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na noite do último domingo, 28 de fevereiro, a rede Globo transmitiu a cerimônia do Oscar 2016 em sua programação. Fizeram parte do programa de cobertura da premiação dos melhores filmes e atores de Hollywood, os jornalistas Maria Beltrão e Artur Xexéo, além da convidada especial deste ano, a atriz Glória Pires. 

Esta foi a primeira vez que Glória participou como comentarista da premiação, lugar antes cativo do ator José Wilker, falecido em 2014. Wilker era conhecido por ser cinéfilo de carteirinha, com grande bagagem e comentários ácidos tanto para as produções cinematográficas quanto no que diz respeito as atuações dos astros.

Pensando neste sentido, acreditava-se que Glória Pires teria desempenho semelhante, ou se não partisse para a “acidez” dos comentários, que interagisse e estivesse a par dos filmes indicados na premiação. 

No entanto, o que pôde ser notado logo nas primeiras tímidas participações da atriz foram respostas curtas, vagas e um tanto desinteressadas, e parte das vezes, a participação só era feita após questionamentos de Maria Beltrão.

Logo no início da premiação, os internautas velozes como costumam ser, já iniciaram os comentários a respeito da participação da atriz. Todos estavam perplexos com o comportamento de Glória e seus respectivos comentários. Respostas do tipo: Bacana, muito bom, curti, gostei médio, legal, acessível, interessante e, até mesmo, as duas frases mais repercutidas: “Não sou capaz de opinar” e a que não havia assistido a animação premiada, Divertidamente, foram destaques nos memes e interações nas redes sociais.

Muitos chegaram a pensar que Glória Pires não estava bem de saúde, não estando em seu estado “normal” durante a apresentação do programa. A inusitada participação seguiu até o fim da cobertura do programa, assim como o “reboliço” nas redes sociais. 

E uma coisa não dá para negar. Até para quem não conhece muito sobre o tema e estava assistindo ao programa, notava que alguma coisa parecia estranha no comportamento da atriz. A mesma não parecia a vontade naquela função e muito menos confiante no que então tinha proposto fazer ao estar ali.

No dia seguinte, ainda em meio a repercussão na internet, a atriz gravou e publicou um vídeo de quatro minutos em sua rede social Facebook, esclarecendo todos os comentários e sua postura. Glória elogiou as brincadeiras, alegando ter achado todos os memes supercriativos e interessantes, como na grande maioria das vezes são.

Em relação as críticas, sobre não ter assistindo aos filmes, ela ponderou dizendo assistiu a praticamente todos eles, exceto as animações e curtas-metragens. "Claro que eu vi a maioria dos filmes. Eu não poderia ir sem ter visto todos os filmes. Mas alguns eu não vi". 

Ela ainda reforçou dizendo que aceitou o convite com o maior prazer e que estava rodeada de pessoas que entendem, estudam e comentam isso, o que não era o seu caso. Que a sua participação foi realizada dando a sua real opinião. “Participei dando minha opinião como se estivesse em casa com os meus amigos". O vídeo com a justificativa da atriz também viralizou e foi amplamente compartilhado nas redes sociais.

E para quem pensa que Glória se abalou ou se chateou diante de toda a situação está completamente enganado. Como muitos escreveram, ela pode até não ser capaz de opinar, mas tem a capacidade de rir de si mesmo e receber críticas sem esmorecer. 

Na mesma semana, a atriz que tem uma loja virtual chamada Bemglô, começou a comercializar camisetas com as frases pronunciadas por ela na noite de domingo. De acordo com o e-commerce, a renda das vendas das peças será revertida para uma ONG que ampara crianças carentes no Rio de Janeiro.

Além disso, ela também participou esta semana de um programa humorístico de TV, num quadro que imitava a premiação do Oscar e satirizava alguns filmes. Ela mais uma vez, repetiu seus comentários, reforçando que levou na esportiva o episódio, não deixando brechas para desdobramentos sobre o mesmo. 

Na verdade, Glória Pires nos mostrou por A mais B que é possível fazer com um limão uma boa limonada e que nem sempre as críticas são apenas prejudiciais. Mas não são todas as pessoas que sabem lidar bem como a atriz perante as críticas. 

E, diante disso, o Brasil Escola quer saber a sua opinião. É possível receber críticas e levar isso na esportiva, reverter a situação para um lado positivo assim como a atriz fez ou no cotidiano isso não é possível? Qual a sua opinião?