28 de abril - Dia da Educação

Data traz a reflexão da importância da educação na vida de toda a sociedade e como ainda não é valorizada da forma como deveria.
Em 27/04/2022 12h51 , atualizado em 27/04/2022 12h56 Por Érica Caetano

No Brasil, no dia 28 de abril é celebrado o Dia da Educação
No Brasil, no dia 28 de abril é celebrado o Dia da Educação
Crédito da Imagem: Shutterstock / Gugai
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No dia 28 de abril é celebrado o Dia da Educação. Apesar de parecer algo simples, a data possui grande relevância, afinal de contas, a educação deveria ser o pilar de muitas coisas em nosso país.

Já que infelizmente não temos, na maioria das vezes uma educação justa, de qualidade e igualitária para todas as camadas da sociedade, o Dia da Educação tem como intuito conscientizar e incentivar a população desta importância, pois é a educação a grande responsável pela construção de valores sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e formação de cada indivíduo.

A data foi instituída no Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, em 2000. O objetivo era firmar o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030.

Para isso, essas nações assinaram um documento, nomeado “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

A importância da Educação

Mas por qual motivo a educação é tão importante? Antes de mais nada, vale lembrar que a educação é um direito básico e fundamental com o "poder" de causar grande impacto em todas as áreas da vida do indivíduo. 

É através dela que podemos garantir um melhor desenvolvimento de diversas áreas: social, econômico e cultural. 

Por meio do conhecimento e acesso a informações, cada pessoa tem a possibilidade de aprender o que é certo e errado, valores, saber exigir seus direitos sejam eles ligados a questões de saúde e bem-estar, a condições de trabalho, a ser tratada com dignidade e etc.

Por isso, a educação não tranforma somente a vida da criança, do indivíduo. Mas sim de um país como um todo.

A educação fortalece questões ligadas a cidadania, a democracia, proteção e preservação do meio ambiente. diminui os índices de violência, melhora a compreensão e integração com as pessoas e o mundo, ajuda na construção de valores sociais e culturais, promove a saúde, diminui os índices de pobreza, faz a economia girar e crescer, auxiliando mais pessoas a ingressarem no mercado de trabalho com menor dificuldade.

Infelizmente o Brasil ainda possui altos índices de analfabetismo e muitas crianças e jovens ainda estão fora das escolas. 

Que a data ajude na missão de reforçar a importância dessa ferramenta e que conscientize a população como um todo da importância do seu papel.

Que debates sejam feitos, propostos a fim da melhoria do ensino e que ele possa chegar de forma igualitária em todas as camadas da sociedade.