heteronormatividade: desafios para uma educação de qualidade para todos.* - Banco de redações


Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 18/06/2015

Status:

Corrigida
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         É muito triste presenciarmos na sociedade, em pleno século 21, atos de violência física e psicológica contra pessoas  do grupo LGBT- Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros. Mesmo com um grande avanço de seus direitos, como por exemplo:  o reconhecimento de união estável entre casais do mesmo sexo, o qual o pelo Supremo Tribunal Federal, aprovou esta Lei em 2011, dando(,) assim, todos os direitos  que envolvam união estável entre pessoas do mesmo sexo.

          Há cerca de dois meses, na cidade de Campinas-SP, uma Lei que proíbe a (abordagem sobre) orientação sexual nas escolas daquele município foi votada, (.) infelizmente isso vai de encontro com o objetivo de uma unidade educacional, esta que poderia tratar com mais afinco as controvérsias existentes na sociedade, entre gênero, papel, identidade e orientação sexual.  (;) Progredindo(,) assim(,) com a diminuição de preconceitos e até mesmo,  casos de violência psicológica e física, resultando em mortes de pessoas desses gêneros.

         Assim sendo, nós temos que educar e nos educar,  para que assim possamos viver e vivenciar uma sociedade não preconceituosa, independente de diferença de gêneros. Para progredir respeitosamente com ambos, evitando casos homofobicos, votando leis a favor e não contra a orientação sexual e(,) assim(,) vencendo desafios para uma educação de qualidade para todos.

Comentários do corretor


* Heteronormatividade: desafios para uma educação de qualidade para todos - comece o título com letra maiúscula e não use o ponto final.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à coesão nas frases e à objetividade.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente