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Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 11/06/2015

Status:

Corrigida
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A homossexualidade na escola é um dos piores tabus entre os assuntos que envolvem a sexualidade(,) - segundo especialistas. No âmbito escolar(,) pais se mostram contrários ao ensino da diversidade sexual na educação infantil. Enquanto isso, no Brasil, centenas de pessoas são vítimas de homofobia.

Apesar de não haver nenhum dado que corrobore esta idéia, abordar a sexualidade na escola é visto por alguns como "ensinar a ser gay", afirma o professor Júnior Diniz. Esse pensamento acontece, pois as pessoas acreditam, equivocadamente, que essse tema é de natureza individual e não educacional.

Porém, em um país que vem sendo líder no ranking de mortes por homofobia, segundo dados do relátorio realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), é essencial que se erradique esse preconceito e normalize o respeito pela diversidade sexual, sendo a Educação Infantil a principal arma para a conclusão desses objetivos.

É importante esclarecer a população que, segundo o dicionário Aurélio, Respeito significa: sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém. Portanto, educar as crianças brasileiras não as induzirá a serem homoafetivas.

Destarte, é necessário que os pais recebam acompanhamento psicológico para que possam trabalhar seus próprios preconceitos e compreender a gravidade da situação, (.) paralelamente, o Estado deve efetivar e incentivar políticas de criminalização à da homofobia.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente