Reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos é uma medida necessária para tentar diminuir a criminalidade. Atualmente, as penas previstas para menores de 18 anos são muito brandas, não servindo como meio de repressão ao crime. No entanto, apenas aumentar as penas não é suficiente, sendo necessário tomar medidas adicionais.
Atualmente, muitos adolescentes cometem crimes na certeza da impunidade. A pena máxima prevista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é de 3 anos, não importando a gravidade do delito cometido, ou seja, bem menos do que as previstas no Código Penal, as quais podem chegar a mais de 20 anos. As penas brandas, além de não intimidar um infrator, facilitam o aliciamento de menores para a prática de crimes ou para assumir o crime de outros, maiores de 18 anos.
Sujeitar adolescentes às mesmas penas dos adultos é necessário para diminuir a criminalidade, mas não é suficiente. Se os condenados menores cumprirem suas penas junto com presos adultos, o resultado poderá ser muito pior do que manter a situação atual. Adolescentes são pessoas ainda em formação e o convívio forçado com criminosos adultos pode acabar com qualquer chance de o jovem abandonar a vida criminosa. Por isso, é muito importante que os adolescentes cumpram as penas somente com presos da mesma faixa etária, e sendo aplicados programas de ressocialização, a fim de que após o cumprimento da pena, o jovem possa voltar à vida em sociedade. Sem essa medida, é preferível ficar como está.
Portanto, além de reduzir a maioridade penal, com o consequente aumento das penas, deve-se dar ênfase na ressocialização do adolescente, evitando com isso que ele continue no mundo do crime após ter cumprido a pena.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e com argumentos bem desenvolvidos, além de bom domínio da linguagem escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |