Há quem diga que a cadeia não é o lugar adequado para a ressocialização, o que é verdade, principalmente no sistema penitenciário brasileiro, com cadeias superlotadas e os presos vivendo em condições sub-humanas. Mas isso não é motivo para isentar a culpa de jovens de 16 a 18 anos que todos os dias cometem crimes bárbaros, e são acolhidos pela condescendência do ultrapassado código penal brasileiro.
Hoje em dia, com o avanço da globalização, as informações chegam a todos em tempo real, e um jovem de 16 anos, assim como os que têm mais de 18 já sabem muito bem o que é certo e o que é errado. Com 16 anos já deu tempo de construir, ou não(,) valores sólidos.
O código penal brasileiro contribui, para que cada dia mais, menores de 18 anos entrem para o mundo do crime(,) visto que esses são impunes. O número de menores envolvidos em crimes e responsáveis pelo tráfico de drogas é estarrecedor.
É preciso dar um basta em tanta violência, e o único jeito é um código penal justo, que faça com que(,) independente da idade(,) quem cometer um crime, pague por isso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva. No entanto faltam dados que ajudem a embasar a argumentação. Explore melhor os textos da coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |