Atualmente há uma grande polêmica voltada a à violência cometida por adolescentes, e para combatê-la, as instituições governamentais buscam soluções. O Brasil sofre com esses atos ilegais, considerado um país violento por muitos, e os jovens estão entrando cedo nesse mundo do crime, entretanto a lei da redução da maioridade penal vem como uma possibilidade de acabar com a violência, porém há opiniões divergentes sobre esse ato.
A desestabilização é um processo que leva um período de tempo e é condicionada na busca por influenciar algo. É esta uma realidade, ao ser preso, um jovem tende a manter um convívio com os presos e pode sair deste ambiente mais revoltado, já que as condições precárias, de lotação, que o país disponibiliza, ao invés de tentar corrigir o problema, acaba, muitas vezes, agravando-o.
A violência não vem sendo diminuída com a maioridade penal, porque é notório a variedade de países que utilizam esse método de tentar prevenir a violência, mas sem sucesso. Ao diminuir, não estaremos resolvendo o problema e sim, o "retardando", ou seja, a população continua agressiva e a criminalidade mais presente.
A desigualdade social pode ser o agravador agravante e o início do problema da violência, que se concentra na maior parte dos delitos em lugares nos quais as estruturas impostas aos indivíduos são mais pobres que acarretam, diversas vezes, no descumprimento da lei e é nesses locais onde a parcela de jovens é mais influenciada.
Pode-se concluir que o governo precisa tomar medidas, a curto prazo principalmente, e incluir um ensino básico voltados a toda a população, além da melhor distribuição de renda, para não encontrarmos com o problema da desigualdade social, e(,) por último, medidas que tentem reverter e reeducar o infrator na prisão(,) e fazendo desse, sair do crime, ter condições necessárias para viver em comunhão com a sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver uma redação mais crítica e bem fundamentada, explorando melhor os dados da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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