Regra de Ouro - Banco de redações


Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 16/02/2015

Status:

Corrigida
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A sociedade moderna vem conquistando diversas vitórias no campo dos direitos fundamentais, dentro dessas conquistadas encontra-se o direito a à liberdade de expressão. Muito importante no desenvolvimento das sociedades e na transparência de uma democracia justa, a liberdade de expressão tornou-se um meio usado por pessoas, grupos e veículos de informação para manifestar seus sentimentos, opiniões e conhecimentos. Mas aí, surge uma questão: deve haver um limite para a liberdade de expressão? Ou será um direito absoluto e sem limites?

Recentemente, um grupo terrorista islâmico atacou a sede de um jornal francês porque esse jornal satirizava um profeta islâmico. Após esse atentado brutal, a sociedade está repensando sobre o direito à liberdade de expressão. Esse direito não pode ser usado como pretexto de informar ridicularizando a liberdade alheia. Quando invadimos a liberdade do outro, mesmo que seja inocentemente ou com as melhores boas intenções, estamos ferindo o direito daquela pessoa, e com isso, provocando alguma retaliação por parte dessas pessoas que se sentiu sentiram lesadas no seu direito. Algumas pessoas respondem a essa invasão a à liberdade pacificamente, outras(,) como observamos no caso francês, cruelmente.

Não há liberdade de expressão quando a usamos invadindo a liberdade de outra pessoa, pois não há liberdade melhor ou pior, maior ou menor que possa prevalecer uma sobre a outra. O que existe é a Liberdade e essa liberdade é igual para todas as pessoas. A nossa liberdade deixa de existir, quando a liberdade do outro começa. E isso, é uma Regra de Ouro.

Portanto, o direito a à liberdade de expressão não é um direito absoluto e sem limites. Essa liberdade deve haver um limite e esse limite é o respeito a à liberdade de expressão alheia que não deve e não pode ser ridicularizada e menosprezada.

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas é possível aprofundar um pouco mais a discussão sobe o assunto e explorar melhor os elementos da coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente