Televisão, jornais, revistas e(,) agora(,) a internet. (Esses) São os principais meios de comunicação que utilizamos. Facilitam nossa interação com o mundo a à nossa volta e até nos proporcionam entretenimento, o problema é quando a diversão vai longe demais. A mídia ruim sempre existiu, mas piorou com o crescimento da internet. Hoje as pessoas publicam em revistas online e postam e em redes sociais conteúdos falsos e impróprios(,) prejudicando a mente da população e gerando conflitos. A censura nesses casos deve sim ser imposta para preservar a integridade dos seres humanos.
Um exemplo trágico que ocorreu recentemente foram os ataques a uma revista e a um mercado na França que custou custaram a vida de inocentes e chocou chocaram o mundo pela brutalidade do Islã Radical. Tudo começou porque uma revista de satírica resolveu ridicularizar o islamismo e insultar as pessoas que o praticam. Todas essas vidas perdidas, todo esse reboliço na França e em outras partes do mundo começou pela falta de respeito e censura. Esse é um caso drástico sobre o que a tal liberdade de expressão pode fazer, mas desrespeito e mentiras são coisas corriqueiras e o medo dos governos de controlar essas informações transforma simples brincadeiras em mortes.
A censura se faz necessária, pois a humanidade não tem limites até que eles sejam impostos. Ela evita guerras e desconfortos, tornando o mundo um lugar melhor para as nossas crianças crescerem, sem termos que nos preocupar com o que elas estão assistindo, lendo ou ouvindo e(,) principalmente(,) com o que elas irão se tornar num futuro sem mídias ruins.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à conjugação devida dos verbos e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas a análise precisa ser mais crítica e abrangente. Quem seriam os censores? Quem pode definir o que é bom ou ruim em uma mídia? Quais os critérios? Isso não poderia levar a uma opressão da diversidade de ideias e de minorias? Há espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |