A liberdade de expressão é um direito garantido a todo cidadão que vive em um país democrático, todos têm o privilegio de falar e escrever o que pensam, desde que seus direitos não agridam, difamem ou prejudiquem uma instituição, uma raça ou uma religião.
Ninguém tem o direito de usar um dos muitos meios de comunicação para incentivar o ódio ou o preconceito. O homem livre é o dono de seus pensamentos, mas, é refém de suas palavras e ações. Nem sempre o que sim se pensa é a verdade, as às vezes o que é errado para um, é certo para outro. A informação deve ser verdadeira e precisa no trabalho de quem faz a comunicação, e nunca banalizada, ironizada e desrespeitosa.
Para fazer as pessoas sorrirem, não é necessário que outras chorem ! É preciso ética na comunicação, e esse é o legado mais importante da grande mídia. Quando a presidenta Dilma foi reeleita em outubro de 2014 no Brasil. (,)Alguns jornalistas se expressaram muito mal em relação aos nordestinos, foi uma verdadeira chuva de intrigas, ofensas, calúnias e difamações.
Para que a liberdade flua normalmente é preciso comprometimento com o respeito em todos os setores da comunicação, como, música, cinema, teatro, programas de televisão, etc. A moral e os bons costumes devem ser o pilar de tudo. Se expressar todo mundo pode, faltar com o respeito nunca. Liberdade não é libertinagem! O limite da liberdade de expressão é a responsabilidade. Músicas sem desvalorizar o ser humano, filmes e novelas sem humilhar o pobre, programas de televisão sem sensacionalismo, seriam um bom caminho para ajudar a sociedade menos favorecida brasileira que têm nesses meios de comunicação sua visão do mundo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas faltou explorar um pouco mais as informações da coletânea, o que tornaria o texto mais crítico e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |