A eficácia da Internet/rede social já foi comprovada e hoje nos deleitamos com os diferentes modos de aproveitar seus recursos, todavia,(esta) aparenta ter apenas uma utilidade: conversar com os amigos; (.)não que isso venha cair como algo inédito, visto que é o segundo meio de comunicaçâo comunicação mais utilizado ao redor do mundo. O problema - que inclusive tem gerado muita polêmica - está no modo em (com) que é usado esse meio de comunicação: sem limites, sem responsabilidade, com ingenuidade.
Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes sociais dedicadas principalmente ao público jovem, quando usadas de forma ingênua ou sem limites, acabam sendo verdadeiros diários distribuídos para pessoas mal intencionadas ou não. Antes não importava a ninguém se você ia ao cinema; jantar em um lugar diferente ou até mesmo se estivesse com a pessoa amada; era um momento pessoal; (,) um momento para relaxar. Hoje, vivemos no momento de compartilhar. Os jovens não percebem que não possuem mais uma vida pessoal, e não há nenhum rechaço por parte destes; vivem presos em um quarto pequeno, escuro, que há uma saída, mas que poucos se esforçam para sair e ir para um quarto mais amplo, mais claro, com maior perspectiva; em outras palavras: é necessário necessária uma conscientização. Não será serão campanhas que irão ajudar esses jovens a perceberem que não é importante e tampouco é útil, divulgar a todos que mudou a cor do cabelo.
Tudo em excesso faz mal, devemos nos controlar e usar de forma mais saudável a Internet, que indubitavelmente é algo muito bom e que com certeza há outras utilidades além da que foi supracitada. Somos limitados, logo, tudo tem limite.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego devido de conectivos e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, no entanto a discussão ainda ficou superficial. É possível trazer mais elementos ao texto para torná-la mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |