Estamos vivenciando um período eleitoral onde nossas escolhas poderão mudar nosso futuro. Mas diante desta questão política muito se questiona sobre novos modelos de se administrar nosso país. Melhorias governamentais e fim da corrupção são constantes promessas presidencialistas presidenciais que chegam ao ouvido de toda a população. Essa reforma política tende a acabar com a indignação presente em cada cidadão que exclama por melhores condições de vida.
Em um primeiro momento podemos analisar a situação política existente no Brasil. Muitos escândalos de corrupção e impostos abusivos trazendo a à população uma indignação contra nossos representantes. Essas cenas tendem a ter fim nas novas propostas governamentais, mas que apenas está estão nas palavras e pouco se melhora na prática.
Em uma segunda observação podemos observar que a população está querendo reformas. A exemplo as manifestações de junho de 2013 em que milhares de pessoas colocaram a voz exposta nas ruas para que seus pedidos fossem ouvidos. Criou-se também o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) para se fiscalizar nossos representantes.
A partir dos elementos supracitados podemos concluir que devem acontecer reformas para um país melhor. A lei da Ficha Limpa foi um avanço. Promover o fim de reeleições, acabar com cargos para familiares dos eleitos e salário mínimo para políticos são mudanças necessárias. Por fim, colocar no poder representantes em que vejam a população como uma única classe, para que os direitos iguais sejam presenciados por todos.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial. Explore melhor os elementos da coletânea para elaborar um texto crítico e informativo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |