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Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
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Está crítica a situação do estado de São Paulo diante dos problemas enfrentados com o sistema de abastecimento de água, já que ele está com menos de dezesseis por cento de sua capacidade. A causa do acontecido é a falta de chuvas, que por sua vez, é consequência da alteração climática em virtude da ação humana na Terra.

O principal problema enfrentado pelos habitantes é a racionalização, uma medida adotada pelo estado para que a água de Cantareira (que é o sistema lá utilizado) não acabe totalmente. Apesar de a população estar sofrendo, a escassez de água não é algo atual, aliás, no Brasil, na região nordestina Nordeste enfrenta-se esse problema há bastante tempo. Mas foi só quando a região Sudeste foi afetada que a população, após sofrer na pele os problemas com a falta de água, pôde perceber a relevância do assunto. As pessoas estão não só tomando ciência do resultado de suas ações (poluição, desmatamento, queimadas etc.), mas também estão sendo drasticamente afetadas com isso.

Diante do que foi mencionado, pode-se perceber que se não for tomada uma atitude global, já que todos devem se conscientizar para reduzir o gasto e poluição da água, cada vez mais pessoas serão atingidas.

Comentários do corretor


Atenção ao uso de preposições e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem discutir, por exemplo, possíveis soluções para a questão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente