Desigualdades que ferem - Banco de redações


Desigualdade: um desafio ou um efeito colateral irremediável?

Enviada em: 16/07/2014

Status:

Corrigida
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A desigualdade social é um fator que determina a colocação de um indivíduo frente a uma sociedade, ou seja, no topo de uma hierarquia, ou na base, se tornando inferior a todos. Com isso exemplificamos como na nossa sociedade, quem está no governo, está no topo de nossa hierarquia, e pessoas como eu ou você estamos na base, inferiores, pobres, e quem sabe excluídos.

A Estratificação social pode excluir pessoas, negar direitos, rejeitar valores, e ainda machucar inferiores. Portanto podemos perceber que a desigualdade não é um simples fator de condições sociais e sim um problema que atinge diretamente pessoas, ao que chamamos de pobres e marginalizados, pois podemos ver com frequência, pessoas “ricas” esnobando e machucando indivíduos pobres, carente de condições, como por exemplos os mendigos. Como os casos que acontecem continuamente no Rio de Janeiro onde mendigos são agredidos, sem mais nem menos, por um fator banal, ou por achar que eles “merecem apanhar”.

Essa desigualdade social econômica pode ate perpetuar em nosso mundo, pois sempre teremos pessoas com mais condições e força de crescer, enquanto outros estão satisfeitos com o pouco que têm. Porém essa desigualdade que derruba valores e machuca pessoas deve por imediato acabar, a partir de uma conscientização global, de que condições sociais não lhes dão direito a ferir ninguém.

Contudo a desigualdade social ou estratificação é um problema que atinge não só o nosso país mais mas sim o mundo inteiro, um problema no qual não se pode calcular dimensões ou quem sabe uma solução rápida e prática. Mas que com força, propósito e fé conseguiremos uma mudança significativa com o propósito em mente (de) que não somos melhores que ninguém, apenas temos oportunidades diferentes.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à acentuação, à pontuação e ao uso de termos coerentes (mais = aditivo; mas = adversativo).

O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão sobre as raízes do problema, suas causas, seus efeitos e como pode ser combatido. Além disso, a coletânea poderia ter sido melhor aproveitada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente