Nos tempos atuais, toda sociedade estável e civilizada é regida por leis, normas e regulamentos, que servem para estabelecer os limites, direitos, garantias e deveres da coletividade. As regulamentações servem como proteção, pois sem a legislação específica para cada caso a vida seria um completo caos.
Contribuindo para a melhoria da legislação brasileira e contra o uso indiscriminado da rede mundial de computadores, a Câmara dos Deputados aprovou o texto do Marco Civil da Internet, que regulamenta por meios de normas o uso da rede.
A regulamentação da Internet é um avanço da jurisprudência brasileira, considerada retrograda por ter diversas leis ultrapassadas, pois contribuirá para que as vítimas de crimes cometidos na rede não sofram mais com a falta de enquadramento dos casos na legislação atual.
Caso seja aprovada no Senado Federal, a lei auxiliará na prevenção contra os mais diversos crimes praticados, como por exemplo: pedofilia, loja virtual fantasma, a pirataria, espionagem, (e) exposição de fotos e vídeos íntimos de terceiros sem autorização, que causam prejuízos econômicos e morais aos usuários.
Inúmeros casos de crimes acontecem a todo o momento na rede mundial de computadores, mas um específico chamou atenção da mídia nacional e contribuiu para o texto da lei proposta. Foi o caso da atriz Carolina Dickeman, que teve suas fotos íntimas divulgadas na Internet por um hacker, abalando moralmente não só a atriz, como sua família. O caso ficou tão em evidência que alguns parlamentares querem que o nome da lei seja “Lei Carolina Dickeman”.*
Independente do nome, o Marco Civil da Internet contribuirá no avanço e no uso da rede no Brasil, assegurando aos internautas os seus direitos e deveres.
Comentários do corretor
* Há aqui um mal entendido de informações. A Lei Carolina Dieckmann já existe. O Marco Civil da Internet é uma lei mais ampla, que abrange também o tema da Lei Carolina, mas não se trata da mesma lei. Atenção!
O texto ia bem até o momento em que houve confusão de informações. Fique atento e pesquise sobre o assunto proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |