A incoerente justiça - Banco de redações


Justiça com as próprias mãos?

Enviada em: 12/03/2014

Status:

Corrigida
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       Brasil: país em que o futebol é mais valorizado que a educação, a mídia deturpadora da verdade e a verba da construção desviada para o bolso do político. Em meio à injustiça cresce o cidadão que se vê impotente na multidão. Roubos frequentes praticados por jovens infratores enlouquecem a classe média, que devido à falta de retorno governamental se nomeia “justiceiro” e inverte os papéis(,) se tornando mais um criminoso ao revidar, com as próprias mãos, a violência na qual ele tanto repudia.
         O sistema penal brasileiro é falho. Além de ser lento e burocrático, não recupera a maioria dos indivíduos, que ao retornar a sociedade, voltam à vida do crime por não terem chances do no mercado de trabalho. Seguindo a linha de raciocínio dos milicianos, dos traficantes e dos policiais que matam por acreditar na ineficiência da lei, têm-se os jovens da classe média e alta que se juntam para combater com as próprias mãos os criminosos.
         Entrementes, há uma atitude um tanto contraditória. Esses jovens que tanto repudiam a violência dos jovens marginais, ao se julgarem “justiceiros”, acorrentando, humilhando e batendo neles, se tornam iguais e até piores. Pior por_que um ser humano que tem acesso à informação, educação e saúde digna da classe média e alta brasileira deveria saber que esse infrator que acaba de roubar o seu celular de última geração não tem acesso à a nem sequer um terço do que ele teve ao longo de sua educação.
        Contudo, enquanto o “justiceiro” acredita estar fazendo um bom trabalho “arrancando pela raiz o problema”, os governantes continuam privatizando empresas* e desviando dinheiro público. Eles se esquecem dos professores, policiais e médicos que são minimamente valorizados. Com isso, a criança que cresce na periferia continua sem estudo, oportunidades, sem acesso à cultura, muitas vezes com fome e doente. Essa criança cresce inserida num cenário propício a à vida da ignorância(,) o que os levam às drogas e ao crime.
      Na medida em que a sociedade aplaude de pé essa “justiça”(,) pode-se dizer que a palavra não faz mais sentido algum. Justiça de verdade será feita quando os indivíduos votarem em seus representantes com consciência, protestarem por serviços públicos de qualidade e inserirem o marginal num mundo onde haja oportunidades dele se tornar um cidadão. Não defender os tais justiceiros não é sinônimo de defender o criminoso, mas sim defender o direito de uma sociedade justa e democrática(,) onde todos tenham a oportunidade de viver dignamente. 

Comentários do corretor


* argumento fora de contexto.

Atenção à pontuação do texto, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e à pertinência dos argumentos.

Apesar das observações acima, é notável um senso crítico apurado em relação ao tema. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente