Justiça Pacífica - Banco de redações


Justiça com as próprias mãos?

Enviada em: 06/03/2014

Status:

Corrigida
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     A participação constante e efetiva na luta por uma sociedade mais justa é dever de todos os membros que nela vivem, e isto ocorre a partir do momento em que se tem conhecimento do significado real de Exercício da Democracia.

      A sociedade brasileira tem presenciado uma maneira que não é tão atípica de se fazer justiça às vítimas: vingança. Todavia, é algo que tem se tornado frequente ultimamente: os “justiceiros”. (,)Inconformados com a violência e sentindo-se abandonados pelo Poder Público, têm punido por conta própria, suspeitos ou acusados de cometer crimes e(,) assim, de aterrorizar a população. Reúnem-se e(,) usando de violência, humilham e espancam a estes suspeitos publicamente, que ficam amarrados em postes enquanto são torturados.  Além disso, cada um deles recebe uma punição conforme o delito cometido, o que configura ser uma “lei” criada por estes grupos justiceiros.

No entanto, combater o crime, a violência, desmantelar toda e qualquer forma de organização criminosa, bem como punir os culpados por seus delitos dolosos ou culposos, é dever do Estado. Ademais, os injustiçados possuem o direito de exigir o cumprimento da Lei ao seu favor, entretanto, de modo exemplar; atrair a atenção das autoridades de forma pacífica e não promover ou incitar a violência sob a justificativa de autodefesa.  É inaceitável toda forma de violência. Revidar a um ato de violência com mais violência ainda, tornará o violentado semelhante ao que o violentou.

   Diante disso, é imprescindível que as políticas de segurança pública no Brasil sejam mais consistentes e há, também, a necessidade de reforçar as leis para eliminar possíveis falhas ou deficiências no Sistema. Punir eficazmente, todo e qualquer infrator que atenta à ordem pública, para que assim a sociedade brasileira confie piamente na excelência do trabalho da Justiça.

Comentários do corretor


Atenção para a pontuação do texto, que ajuda a trazer fluidez para a leitura e sentido para as ideias.

No geral, boa redação, com argumentos coerentes com as ideias defendidas.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente