No final de 2013 , houve a propagação de um novo movimento entre os jovens e uma nova polêmica social: " Os rolezinhos" , como ficou ficaram conhecidos, é são o encontros ,combinados pela internet, que chegam a reunir vários jovens em shoppings centers,onde a grande maioria são pessoas negras que residem na periferia que gostam de ouvir fank funk e vestir roupas de marca.
Muitos jovens expiram-se inspiram-se na nova geração de cantores da música fank funk , onde ,ostentar jóias, roupas caras, celulares digitais e arrumar o máximo de "ficantes" possíveis possível é o principal objetivo.Além disso, têm aqueles que frequentam apenas para fazer bagunça nos estabelecimentos públicos.Desse modo , é conveniente que os lojistas peçam ajuda á à polícia para amenizar a situação.
No entando entanto, Alguns alguns adolescentes não vão com a mesma finalidade. Desde a época colonial , o Brasil, foi marcado por contradições e preconceitos sociais da população branca em detrimento da negra.Desse modo , muitos brasileiros , guardam resquícios desse fato , sobretudo , os de cor negra. Os "rolezinhos" seriam uma forma de contestar as desigualdades daquela época*(,) objetivando uma nova visão de mundo da população brasileira , onde , a segregação social seja esquecida.
O "rolezinho" é como qualquer outro lazer social ,logo,é um direito dos jovens , mas, a partir do momento em que esse tipo de movimento causa algum dano ao patrimônio público, tem que haver punição aos envolvidos,através de leis consistentes, e é imprescindível a intervenção do Estado de modo a proteger e assegurar o direito da sociedade em geral.
Comentários do corretor
*Daquela época ou de agora? Qual é o sentido de se manifestar contra algo que acontecia no passado, se isso não pode ser mudado? A ideia ficou incoerente.
Algumas ideias precisam ser expostas de modo mais coerente e coeso. No geral, o texto aborda o tema proposto, mas a discussão ainda ficou superficial.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação do texto.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |