Os encontros sociais organizados por jovens do estado de São paulo, também conhecidos como "rolezinhos", são eventos marcados virtualmente no intuito de fazer amigos, e se divertir. Nada anormal até então, caso o número de pessoas não fosse tão grande. Agora o que questina-se é, por que razão esses jovens querem tanto formar novas e muitas amizades?
No cenário da juventude atual, fica vísivel que o que esses jovens tanto almeijam almejam é a popularidade. Ser popular, de um ponto de vista geral, necessariamente significa ter um grande número de amigos ou seguidores, quando se trata de um ambiente virtual, como as redes sociais. Desta forma acedita-se que é esse o objetivo dos responsáveis por estes eventos.
É evidente que fazer amigos(,) ou muitos amigos, faz parte da vida social de todo cidadão, porém amizades são construídas sem pretensão, sem datar hora para que forme ou crie amigos, simplesmente acontecem. Talvez se estes adolescentes não fossem tão ociosos e estivessem fazendo cursos das mais diversas áreas ou praticassem esportes, já fariam amigos até mesmo sem quererer e sem perceber.
Sendo assim, deve ser implantado nos lares da sociedade valores. Valores pessoais, éticos, morais para que essa juventude, saiba que não precisa ser importante para as pessoas, simplesmente por conhecer muitas pessoas. Além disso, é de grande valia investimentos rigorosos por parte do governo em cursos, esportes, cultura(,) e dentres outros, para que esses jovens(,) além de adquirirem valores, também adquiram conhecimentos e com isso formar um se tornem cidadãos críticos.
Comentários do corretor
Atenção para a pontuação, a grafia correta das palavras e a concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém apenas um ponto de vista é discutido, que é a questão da importância da amizade. Uma rápida lida na coletânea mostra que a questão é abrangente e passa pelo suporto racismo, pela ação policial, por prejuízos dos lojistas... Neste aspecto, o texto ficou superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |