Rolezinhos: eis o vilão? - Banco de redações


Rolezinhos

Enviada em: 07/02/2014

Status:

Corrigida
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   É certo, que a partir do momento da criação dos computadores e a invenção da internet, o mundo mudou. Houve o surgimento das redes sociais e a maior interação entre pessoas de vários locais. Assim, foram criados os famosos rolezinhos, e o reflexo de uma cultura desvalorizada: funkistas funkeiros e moradores da periferia. Em que, o menosprezo da sociedade contribui para a ligação do funk as às drogas,  e a à violência.  

Desse modo, é preciso considerar as causas dele. De fato, os jovens não têm tantas  oportunidades como deveriam ter. Por isso, a falta delas somadas com a hipocrisia da sociedade geram interpretações negativas e contrárias sobre ele. Desse modo, contribui para a exclusão social e a alusão ao uso de drogas. Mas, no entanto, os encontros são considerados como festas e também como momentos de descontração.

 Além disso, com a grande onda de marginalidade(,) os rolezinhos são associados a ela. Roubos em shoppings e arrastões se tornam frequentes, e com isso o medo por parte dos lojistas aumentam. Assim, em alguns shoppings foram proibidas a entrada de grupos de jovens e também de menores sem o acompanhamento do responsável, logo, cria uma maior revolta e abastece o “motor” da sociedade injusta.

  Fica claro, portanto, que a internet e os rolezinhos são recíprocos*, e nesse sentido, a internet pode atuar para sanar os problemas enfrentados por eles, tais como o preconceito. Sendo assim, deve-se criar blogs, páginas e outros outras formas de comunicação online para orientar e explicar que ele o rolezinho não é um vilão, pois o que para muitos é uma forma de agressão a à sociedade, para outros é diversão em um país em que a igualdade é falha. 

Comentários do corretor


* Este termo não parece fazer sentido nesse contexto.

Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à coesão e coerência das ideias.

O texto explora o tema proposto, porém de forma superficial. Leia a coletânea com atenção e discuta os diversos elementos pertencentes ao contexto dos rolezinhos. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente