Os noticiários infelizmente são obrigados a informar uma triste realidade Brasileira brasileira: a enchente que devasta casas de milhares de pessoas e consequentemente deixa vários desabrigados(.) e isso só acontece pois nao há planejamento nas cidades, (mas há) destruição das matas ciliares e desvio de córregos e cursos de água.
Com o processo de urbanização as pessoas estão indo para a cidade de uma maneira tão grande rápida que os locais próprios pra essas pessoas morarem não são suficientes e elas acabam indo morar em lugares indevidos(,) como, topos de morro onde acontece deslizamento de terra, (.) isso vem acontecendo na cidade no estado no Espírito santo Santo onde o prefeito declarou estado de emergência (após a enchente ter deixado) deixando cerca de 20 mortos e 30 (mil) desabrigados.
Como a população esta indo morar em lugares indevidos, eles acabam destruindo as matas próximos próximas aos córregos e rios e esse processo faz com que aconteça assoreamento do rio e (,) quando chove (,) ele transborda atingindo o local onde as pessoas estão morando.
A construção de usinas hidrelétricas faz com que mude o cursos do rios (mude) para fazer as barragens e essa mudança trás traz grande consequência aos trabalhadores que moram próxima próximos a ele pois a barragem muitas das vezes não suporta a quantidade de água e acaba cedendo e causando grande destruição.**
Neste contexto percebe-se que a enchente causa muita destruição e sofrimento e que (o problema) pode ser resolvido através de conversa entra as autoridade e população, e é importante que as pessoas se conscientizem e conheçam o local que vai morar e ir no CREA, vigilância sanitária e comunicar e pedir que (se) faça uma vistoria e assim evitar problemas futuros.
Comentários do corretor
* Nao se pontua título
** Essa é uma outra questão que foge ao que foi proposto. Foque no tema.
Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de número (plural e singular) e de gênero (masculino e feminino) e à organização das ideias de forma coerente.
Quanto ao tema, foi abordado de forma satisfatória, porém não extrapola o senso comum.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |