Enchente? Se informe e evite.* - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 10/01/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os noticiários infelizmente são obrigados a informar uma triste realidade Brasileira brasileira: a enchente que devasta casas de milhares de pessoas e consequentemente deixa vários desabrigados(.) e isso só acontece pois nao há planejamento nas cidades, (mas há) destruição das matas ciliares e desvio de córregos e cursos de água.

Com o  processo de urbanização as pessoas estão indo para a cidade de uma maneira tão  grande rápida que os locais próprios pra essas pessoas morarem não são suficientes e elas acabam indo morar em lugares indevidos(,) como, topos de morro onde  acontece deslizamento de terra, (.) isso vem acontecendo na cidade no estado no Espírito santo Santo onde o prefeito declarou estado de emergência (após a enchente ter deixado) deixando cerca de 20 mortos e 30 (mil) desabrigados.

Como a população esta indo morar em lugares indevidos, eles acabam destruindo as matas próximos próximas aos córregos e rios e esse processo faz com que aconteça assoreamento do rio e (,) quando chove (,) ele transborda atingindo o local onde as pessoas estão morando.

A construção de usinas hidrelétricas faz com que mude o cursos do rios (mude) para fazer as barragens e essa mudança trás traz grande consequência aos trabalhadores que moram próxima próximos a ele pois a barragem muitas das vezes não suporta a quantidade de água e acaba cedendo e  causando grande destruição.**

Neste contexto percebe-se que a enchente causa muita destruição e sofrimento e que (o problema) pode ser resolvido através de conversa entra as autoridade e população, e é importante que as pessoas se conscientizem e conheçam o local que vai morar e ir no CREA, vigilância sanitária e comunicar e pedir que (se) faça uma vistoria e assim evitar problemas futuros.

Comentários do corretor


* Nao se pontua título

** Essa é uma outra questão que foge ao que foi proposto. Foque no tema.

 

Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de número (plural e singular) e de gênero (masculino e feminino) e à organização das ideias de forma coerente.

Quanto ao tema, foi abordado de forma satisfatória, porém não extrapola o senso comum.

Continue exercitando sua escrita!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente