Enchentes: um ato de deus ou consequências humanas? - Banco de redações


Enchentes: quais são suas causas e como preveni-las?

Enviada em: 10/01/2014

Status:

Corrigida
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Enchentes: um ato de deus Deus ou consequências humanas?

Considerado um desastre natural, mas causado pela população; (.) A enchente é um verdadeiro terror para os habitantes das cidades grandes e pequenas, principalmente para pessoas que moram em áreas de risco, (.) a alta quantidade de lixo jogada nas ruas, nos igarapés e bueiros impede a passagem da chuva pelos esgotos e escoamentos na cidade.   

As enchentes vêm acontecendo simultaneamente nas cidades brasileiras, a população é a principal responsável, pois não tem consciência para jogar o lixo na lixeira, mas claro que nem todos contribuem para o acúmulo de lixo nas cidades brasileiras, (.) um exemplo decorrente das enchentes é que Mais de 20 pessoas morreram e 20 mil ficaram desabrigadas* (,) tudo isso por causa da falta de consciência da população brasileira, (.) mas ainda é possível conscientizar a população brasileira (de) que (,) apesar de ser um desastre natural, as ocorrências de enchentes poderiam ser amenizadas, (.)  mesmo na região sul (,) que é uma cidade organizada (,) as ocorrências são frequentes, mas na maior parte das cidades brasileiras há a falta de educação na da população que jogar o lixo no primeiro lugar incorreto que achar, (.)  a enchente é algo que não pode ser controlado, mas que pode haver a diminuição.

Por tanto Portanto, o causador primário das enchentes somos nós mesmos e por isso que nós devemos se nos conscientizar que é algo incorreto jogar lixo se não for à na lixeira, principalmente se for um morador em um lugar de risco, pois não depende somente da pessoa, depende da quantidade de pluviosidade da chuva decorrente.

        

Comentários do corretor


* as aspas são desnecessárias neste caso.

Os erros de pontuação tornaram o texto incoerente e prejudicaram a leitura e bom entendimento do mesmo. Sempre que terminar um raciocínio, use o ponto final. Frases muito longas deixam o texto confuso e fica mais fácil cometer erros de coerência. Atente-se também aos erros gramaticais pontuados.

O texto abordou o tema de forma satisfatória, porém não extrapolou o senso comum.

Continue exercitando sua escrita!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente