Enchentes: um ato de deus Deus ou consequências humanas?
Considerado um desastre natural, mas causado pela população; (.) A enchente é um verdadeiro terror para os habitantes das cidades grandes e pequenas, principalmente para pessoas que moram em áreas de risco, (.) a alta quantidade de lixo jogada nas ruas, nos igarapés e bueiros impede a passagem da chuva pelos esgotos e escoamentos na cidade.
As enchentes vêm acontecendo simultaneamente nas cidades brasileiras, a população é a principal responsável, pois não tem consciência para jogar o lixo na lixeira, mas claro que nem todos contribuem para o acúmulo de lixo nas cidades brasileiras, (.) um exemplo decorrente das enchentes é que “Mais de 20 pessoas morreram e 20 mil ficaram desabrigadas”* (,) tudo isso por causa da falta de consciência da população brasileira, (.) mas ainda é possível conscientizar a população brasileira (de) que (,) apesar de ser um desastre natural, as ocorrências de enchentes poderiam ser amenizadas, (.) mesmo na região sul (,) que é uma cidade organizada (,) as ocorrências são frequentes, mas na maior parte das cidades brasileiras há a falta de educação na da população que jogar o lixo no primeiro lugar incorreto que achar, (.) a enchente é algo que não pode ser controlado, mas que pode haver a diminuição.
Por tanto Portanto, o causador primário das enchentes somos nós mesmos e por isso que nós devemos se nos conscientizar que é algo incorreto jogar lixo se não for à na lixeira, principalmente se for um morador em um lugar de risco, pois não depende somente da pessoa, depende da quantidade de pluviosidade da chuva decorrente.
Comentários do corretor
* as aspas são desnecessárias neste caso.
Os erros de pontuação tornaram o texto incoerente e prejudicaram a leitura e bom entendimento do mesmo. Sempre que terminar um raciocínio, use o ponto final. Frases muito longas deixam o texto confuso e fica mais fácil cometer erros de coerência. Atente-se também aos erros gramaticais pontuados.
O texto abordou o tema de forma satisfatória, porém não extrapolou o senso comum.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |