As mudanças industriais no decorrer dos anos acabaram gerando crescimento no consumo, produção e principalmente no desenvolvimento da sociedade. Todo esse crescimento, facilidade e influência do mercado consumidor chegam a diversas classes e partes da sociedade, modificando o modo de agir e pensar.
A principal parte afetada são as crianças, que além de estarem iniciando suas vidas, estão começando a formar suas opiniões. Acabam sendo influenciadas pela mídia e tornando tomando as novas formas de consumo como exemplo.
Essas mudanças geram crianças cada vez mais consumistas e com personalidades mais adultas precocemente*. Essa adultização precoce causa diversos problemas atuais e para as futuras gerações. Problemas na área da educação, a adultização ainda criança e sem maturidade, além de maiores casos de sexualidade precoce.
Soma de irresponsabilidade com a sexualidade precoce, a taxa de natalidade aumenta e por serem ainda jovens e com futuro ainda ser conquistado, muitos jovens abandonam os estudos e se lançam no mercado de trabalho, na maioria das vezes mal remunerados, prejudicando o desenvolvimento da sociedade.
Para mudança desse quadro, os pais precisam agir, educando e incentivando atividades infantis. Precisamos de mais conscientização dos adultos de hoje, para formarem os adultos de amanhã.
Comentários do corretor
* a afirmação de que a criança fica com a personalidade mais adulta já transmite a ideia de precocidade, que ainda será reforçada na frase seguinte. Cuidado para não ser redundante.
Seu texto aborda o tema proposto, porém os argumentos são apenas citados sem qualquer aprofundamento, o que deixou o texto superficial, monótono. Leia a coletânea com atenção, pesquise sobre o tema, reflita e use argumentos persuasivos e bem elaborados.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |