"Desfavelizando" - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 16/09/2013

Status:

Corrigida
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São inúmeros os fatores que deram início ao fenômeno da favelização. Por ora, pode-se [podem-se] citar, como catalisador dessa problemática, as desigualdades socioeconômicas, o êxodo rural e a falta de moradias vigentes no Brasil. O desenvolvimento habitacional  dessas áreas carentes de saneamento básico e infraestrutura de qualidades dependerá da excelência estratégica no planejamento de reconstrução desses locais ou da transferência dessa população para regiões mais seguras e estáveis.

A obra de Aluísio Azevedo - "O Cortiço", maior representante do naturalismo brasileiro - retrata bem os primórdios da favelização, haja vista que os cortiços foram os precursores das favelas. A ascesnsão da industrialização fomentou as desigualdes sociais. Fato explicitado no Romance "Oliver Twist", de Charles Dickens, no qual o autor relata as consequências do capitalismo emergente e as condições precárias da população menos favorecida [favorecidas] economicamente.

Outro fator que corroborou para esse fenômeno foi a mecanização do campo - também casado pela industrialização - que teve como efeito o êxodo rural. Trabalhadores tiveram que deixar o interior em busca de emprego nas cidades. Consubstanciando todos esses elementos ao déficit habitacional brasileiro, o resultado é o cresimento gradativo das construções informais e irregulares, agravando essa problemática urbana.

Em suma, diversos fatores históricos confluíram para esse problema social urbano. Não obstante, Há [há] solução para esse quadro. A CEHAB ( Companhia  Estadual de Habitação) junto com o programa "Minha Casa Minha Vida" , do Governo Federal, demonstram que a qualidade de vida da população pode progredir. Melhores resultados serão alcançados com o incentivo do Governo a criações de mais programas como esses.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas sobre a questão. No entanto, é necessário ir além, procure, dessa forma, melhor problematizar o tema proposto, colocando sempre sua tese sobre a questão. Seu texto foi muito expositivo, faltou posicionamento, crítica, enfim. 

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente