O número de pessoas que decidem morar nas cidades é cada vez maior; [maior:] oportunidades de emprego, acessibilidade, a esperança de uma vida melhor, são alguns dos motivos que levam os brasileiros a procurarem cada vez mais o ambiente urbano, mas será que é isso que eles encontram por lá?
A quantidade de favelas e de pessoas morando nas ruas nas cidades comprova que não. Sem dinheiro para conseguir morar em um local “privilegiado”, o que resta a essas pessoas é invadir morros, encostas, áreas de risco em geral e lá construírem suas casas, sem nenhum planejamento. Assim, aos poucos surgem as favelas, que já fazem parte da paisagem urbana brasileira. Na maioria das vezes [,] a favela apresenta graves problemas sociais, como a falta de saneamento básico (é comum vermos esgotos passando na frente das casas), educação e saúde numa [em uma] situação muito precária e a criminalidade. O medo também se faz presente nesse ambiente, o medo de ter seus pertences levados por uma enchente, de perder suas casas num desabamento, ou até mesmo perder suas vidas.
É preciso que o governo realoque todas as pessoas que estão morando em alguma área de risco, assim como também faça o possível para melhorar a vida das pessoas que moram nas favelas. É necessário que se invista fortemente na saúde, construindo hospitais nessas áreas, na segurança, com ações pacificadoras, e principalmente na educação, na conscientização da população, para que essa não caia na vida do crime, que muitas vezes se apresenta como uma ilusão de um caminho rentável e seguro a se seguir, principalmente aos jovens.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, houve uma análise superficial e faltou o desenvolvimento de uma linha argumentativa mais ampla para validar sua tese. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) e elabore uma proposta de solução com um medida específica, evite propostas muito generalizadas, é preciso mostrar uma solução plausível e que seja possível de ser realizada na prática.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |