Partindo do início, chega-se a solução - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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     É notório que a favelização é um problema que qualifica outros problemas. Através dela, por exemplo, a miséria e a violência se tornam mais desenvolvidas. Todavia, medidas que poderiam solucionar tais casos deveriam partir de suas causas, e não dos sintomas.

    A favelização existe em nossa nação à [há] centenas de anos, tendo seu auge durante a primeira república [Primeira Repúblic]  quando a elite passou a ocupar os centros urbanos e os desfavorecidos ‘’empurrados’’ para a periferia. Não tendo condições, nem ajuda do governo, essas pessoas se fixaram nessas regiões e permanecem ate hoje.

   Diversos fatores contribuíram para que a vida delas se tornasse precárias. Sofrendo pelo desemprego, muitos recorrem ao roubo e a violência. Outros partem para os morros por não conseguir moradia adequada em ambientes com melhor infraestrutura, e acabam sofrendo com as enchentes e os desmoronamentos – caso comum no veraneio do Brasil.

    Embora pesquisas afirmem que a miséria vem diminuindo com o tempo, o que ainda se vê é muitas pessoas vivendo humildemente e uma concentração de terras nas mãos de poucos. Entretanto, as soluções criadas pelo governo tendem a beneficiar essas famílias em longo prazo ou resolvem um, e esquecem os demais.

   Moradia adequada, cestas básicas, educação barata e obrigatória para formação de seres racionais que tenham condições de entrar no mercado de trabalho, maior fiscalização em áreas de alto risco, são [sem vírgula] medidas cabíveis para reduzir os problemas da favelização. Como já dizia Aristóteles, ‘’educai os jovens de hoje para que não seja necessário punir os adultos de amanhã’’, partindo da origem todos os problemas encontram uma solução.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. No entanto, melhor elabore sua linha argumentativa. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Fuja do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente