Nos últimos meses [,] o Brasil tem se deparado com a polêmica falta de médicos, e por [médicos e por] esse fato ocorreram mudanças significativas no que se refere à medicina. Afinal qual a causa de tudo isso?
A falta de investimento é a principal causa dessa polêmica. O Brasil possui o SUS (Sistema Único de Saúde), que atende a população de forma igual, independente de cor, raça, nível social. Porém, a concepção de saúde de qualidade para todos ficou para trás, porque o governo tem priorizado outras metas para investir.
Em muitos lugares faltam o básico, no interior principalmente. Segundo o médico Luís Henrique, os médicos não vão para o interior, pela [interior pela] falta de segurança no emprego. Alguns profissionais vão pelo salário alto, mas vão sem nenhuma segurança.
Em vista disso [,] observa-se o grande motivo da criação do Programa Mais Médicos, lançado pela presidente Dilma, que prevê a contratação de médicos do exterior, desde que passem pelo exame de revalidação.
Enfim, não há necessidade de contratar médicos estrangeiros, no Brasil não faltam médicos, falta investimento na área da saúde, para garantir qualidade no trabalho e segurança para quem o faz.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém de forma superficial e genérica. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso, não basta afirmar, é preciso levantar argumentos contudentes que comprovem sua tese. Dessa forma, procure realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |