BRASIL E FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 04/06/2013

Status:

Corrigida
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     Entende-se por limpa, a energia  [sem vírgula]que é gerada por recursos naturais (vento, sol...), não emite gases poluentes para o meio ambiente, nem na produção e nem no consumo. O etanol, apesar de liberar gás carbônico no seu uso, é considerado uma energia limpa, pois ele é produzido a partir da cana-de-açúcar, que é “renovável”, por causas das plantações que são feitas para a produção desse álcool.
     No Brasil, há uma quantidade consideravelmente boa de usinas hidrelétricas, aproveitando as condições geográficas que o país oferece. Há um projeto, que já está sendo posto em prática, para a construção de uma nova hidrelétrica, no estado do Pará. A usina de Belo Monte será a maior inteiramente brasileira. Mas, aproveitando o exemplo das hidrelétricas, são elas, realmente, fontes de energia limpa?
     O fato de não emitir gás carbônico à atmosfera, não [sem vírgula]  faz das hidrelétricas uma fonte alternativa de energia totalmente limpa, pois para fazer uma construção como esta, de tão grande porte, precisa-se fazer um grande desmatamento e também desvio do percurso de água, o que acarreta na alteração do nicho ecológico e consequentemente, também, com o habitat natural dos animais que ali vivem.

    O Brasil, apesar de ter ótimas condições geográficas e ser um país tropical, não é totalmente um país de energias limpas. Há muitas hidrelétricas no país, que são fontes de energia renováveis, mas, o investimento maior nesta opção de fonte energética, não pode ser vista como a melhor opção para um país que têm condições físicas e estruturais de ir além como é o caso do Brasil. Energia Eólica e Fotovoltaica são bons exemplos de energia alternativa para o Brasil. Já que não precisam “alterar” a natureza para obter ótimos resultados e grande quantidade de energia, sem falar no custo do investimento.

Comentários do corretor


Seu texto fez colocações pertinentes, mas realizou uma análise superficial. Amplie suas ideias, desenvolva seus argumentos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para melhor explorar o recorte temático.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente