Energia Limpa é um dos fatores mais incentivados para garantir sustentabilidade. O Brasil é um dos países do mundo que mais investe em energia limpa, como a substituição da gasolina pelo etanol e a construção de hidrelétricas.
De acordo com o sociólogo Richard York[,] a energia renovável; [,] que está substituindo a indústria do petróleo;[,] não é tão limpa assim. Provocar a troca do sujo pelo menos sujo não é tão vantajoso quanto parece. Ainda de acordo com York será necessário mais do que novas tecnologias limpas para tirar nossa dependência do petróleo. Será necessária uma reestruturação socioeconômica e política.
A maior construção de usina hidrelétrica do Brasil é a de Belo Monte, no Rio Xingu, onde as obras enfrentam muitos protestos ambientais. As usinas hidrelétricas apesar de não serem poluentes, agridem sim o ambiente e provocam grandes impactos ambientais, sociais e econômicos, afetando e transformando a região onde se instalam.
Sendo assim, podemos notar que não existe energia limpa, e sim energia que degrada menos o ambiente. O etanol é uma fonte de energia renovável que está sendo incentivada para substituir a gasolina, todavia não se pode caracterizar o etanol como uma energia limpa e sim como uma alternativa que agride menos o ambiente do que a gasolina.
Desenvolvimento sustentável é a conciliação entre desenvolvimento socioeconômico e o meio ambiente visando preservá-lo, não basta só pensarmos em energias alternativas, temos também que mudar o comportamento das pessoas em relação ao consumo exagerado dos produtos em geral. Quanto maior for a oferta de energia, maior será o consumo dela, por isso devemos considerar o uso racional de todos os recursos naturais e também não naturais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise superficial sobre a questão. Amplie suas ideias e procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |