Sustentabilidade, palavra bonita e de grande desejo dos países, mas será realmente possível alcança-la [alcançá-la] em [em um] mundo totalmente globalizado e capitalista ?
Vemos inúmeros eventos pela "economia verde", exemplo disso foi o Rio+20 ocorrido em 2012, tratava de renovar os acordos políticos [políticos] e a “esperanaça” por um desenvolvimento sustentável, o Brasil é autossuficente em minerais, possui uma vasta biodiversidade, o que causa interesse econômicos do exterior, contudo tem uma enorme deficiência na administração de tais recursos [,]visto que abre brechas para o exterior alocar seus “pes [pés]” em território brasileiro, alegando preservar, entretando [entretanto,] não se trata apenas do ato de preservar [,] e sim de explorar.
O Brasil não é de forma alguma um pais limpo, pois se a população residente utilizasse apenas fontes renovaveis [renováveis], o país estaria vivendo em uma crise econômica e ambiental, porque se deixasse de exportar,a economia entraria em declínio .Se por um lado o uso de biocombustíveis ajuda o planeta, por outro traz seus males, um exemplo é a construção da usina de Belo Monte , ira [irá] desabrigar milhares de comunidades ribeirinhas, parece ser uma alternativa fácil diante da busca incansável pela sustentabilidade, todavia essas comunidades habitam há varias gerações e dependem unicamente do rio para sua sobrevivência.
Portanto [,] é necessário muito mais para se chegar ao desenvolvimento sustentável, é preciso avaliar, as condições [avaliar as] ambientais e econômicas, investir em pesquisar pode ser a solução mais viável, a fim de encontrar novas fontes que poluam menos sem degradar os recursos ambientaies e pessoais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, mas apresentou uma análise simplista e superficial da questão. Amplie suas ideias e argumentos, além de realizar uma leitura crítica e atenta da coletânea para melhor nortear suas ideias.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |