As energias renováveis, como os biocombustíveis, estão em alta no mercado produtor, consumidor e inclusive na mídia. O Brasil é um dos grandes investidores dessa “nova” energia, além de ter um grande potencial energético e já possuir grandes conquistas nesse requisito.
Nos últimos anos, pesquisas voltadas a procura [voltadas à procura] e ao aperfeiçoamento de novos biocombustíveis, como o etanol (produzido a partir da cana de açúcar [cana-de-açúcar]) e o diesel S-10 (que contem [contém] menos enxofre, e consequentemente [enxofre e, consequentemente,] polui menos), vem recebido grandes investimentos governamentais ou particulares, o que tem levado o Brasil ao pioneirismo nesse ramo.
O grande potencial energético, principalmente em usinas hidroelétricas, considerada energia limpa, está sendo bem aproveitado em algumas regiões, como a usina de Itaipu, que abastece grande parte da região sul. Outras regiões com grandes potenciais, não [potenciais não] recebem o investimento necessário, como por exemplo, o potencial [como potencial] eólico nordestino, que é pouquíssimo aproveitado, o que diminui o índice de aproveitamento da energia limpa no Brasil.
Grandes investimentos e grande parte do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de toda a riqueza produzida no país) brasileiro provem [provém] de uma energia não renovável, o petróleo, a procura e a venda desse combustível fóssil ainda é essencial [são essenciais] para a economia brasileira. Investimentos em combustíveis renováveis são, muitas vezes, enviadas para o setor petrolífero, que ainda traz mais lucro e tem mais importância para a economia.
O que se conclui é que o Brasil está buscando cada vez mais e melhores fontes energéticas limpas, mas devem ser feitos grandes investimentos para ser um país que usa fontes renováveis referencia no mundo todo.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie seus argumentos e desenvolva suas ideias a fim de melhor explorar a questão.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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