Por oferecer certa comodidade e informação em tempo real [,] a televisão, com seus diversos canais e programação variada [,] atrai e pode até mesmo viciar. No entanto, tal facilidade podem [pode] causar danos irreversíveis a [à] formação intelectual de crianças, prejudicam [prejudicar] a saúde e interferem [interfeir] nas relações sociais.
Estudos mostram que que a permanência além de 20 horas semanais em frente a [à] televisão podem [pode] prejudicar diretamente o desempenho escolar inibindo a imaginação pelo não uso das funções cognitivas. Como consequência [,] também, telespectadores assíduos tendem a ler mais vagarosamente do que moderados.
Outro fator importante é que os relacionamento [relacionamentos]interpessoais são prejudicados. Com as horas gastas em frente a televisão, a comunicação em todos os níveis são menores [é menor]. Momentos que eram considerados tão importantes como comer a [à] mesa com toda família dão lugar a prática de se fazer as refeições de [à] frente à televisão. O diálogo familiar também passa a ser coisa do passado. Em contra partida [contrapartida] todo tipo de conteúdo, bom ou ruim, passam [passa] a fazer parte do cotidiano das pessoas. Tais informações trazem sérios prejuízos principalmente às crianças.
Como se não bastasse, a saúde é seriamente prejudicada. O sedentarismo causado por várias horas em frente a televisão, trazem [à televisão traz] obesidade, depressão, problemas de coluna e nas articulações. Noites de sono tão importantes são desperdiçadas.
É necessário conscientização para o uso correto da televisão. Cabe uma organização do horário, de modo, que [de modo que] crianças e adultos não sejam vítimas do uso desmedido da televisão. Com o uso correto da televisão todas as sua vantagens serão aproveitadas.
Comentários do corretor
Seu texto realizou uma análise superficial e simplista, que não soube explorar a diversidade de questões que o tema favorece. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos. No mais, atente ao erros relacionados à norma padrão. Leia e escreva mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |