Uso da televisão - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 06/05/2013

Status:

Corrigida
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Por oferecer certa comodidade e informação em tempo real [,] a televisão, com seus diversos canais e programação variada [,] atrai e pode até mesmo viciar. No entanto, tal facilidade podem  [pode] causar danos irreversíveis a [à] formação intelectual de crianças, prejudicam [prejudicar] a saúde e interferem [interfeir]  nas relações sociais.

Estudos mostram que que a permanência além de 20 horas semanais em frente a [à] televisão podem [pode] prejudicar diretamente o desempenho escolar inibindo a imaginação pelo não uso das funções cognitivas. Como consequência [,] também, telespectadores assíduos tendem a ler mais vagarosamente do que moderados.

Outro fator importante é que os relacionamento [relacionamentos]interpessoais são prejudicados. Com as horas gastas em frente a televisão, a comunicação em todos os níveis são menores [é menor]. Momentos que eram considerados tão importantes como comer a [à] mesa com toda família dão lugar a prática de se fazer as refeições de [à] frente à televisão. O diálogo familiar também passa a ser coisa do passado. Em contra partida [contrapartida] todo tipo de conteúdo, bom ou ruim, passam  [passa] a fazer parte do cotidiano das pessoas. Tais informações trazem sérios prejuízos principalmente às crianças.

Como se não bastasse, a saúde é seriamente prejudicada. O sedentarismo causado por várias horas em frente a televisão, trazem [à televisão traz] obesidade, depressão, problemas de coluna e nas articulações. Noites de sono tão importantes são desperdiçadas.

É necessário conscientização para o uso correto da televisão. Cabe uma organização do horário, de modo, que  [de modo que] crianças e adultos não sejam vítimas do uso desmedido da televisão. Com o uso correto da televisão todas as sua vantagens serão aproveitadas.

Comentários do corretor


Seu texto realizou uma análise superficial e simplista, que não soube explorar a diversidade de questões que o tema favorece. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos. No mais, atente ao erros relacionados à norma padrão. Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente