Transpondo a cultura como estrutura social - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 06/05/2013

Status:

Corrigida
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     Nos tempos atuais, as pessoas vivem talvez até muito bem, elas trabalham, estudam e seguem seu dia-a-dia [dia a dia] de maneira simples e rotineira, para que houvesse sempre vários segmentos e ideologias. A sociedade sempre desenvolveu técnicas que pudessem promover um progresso fácil, rápido, controlado e eficiente. Por causa disso, a população procura sempre informações que possam lhe ajudar neste desenvolvimento sem que se faça muito esforço, e atualmente a fonte mais utilizada são os meios de telecomunicação, destacando-se claro, a televisão, a qual hoje em dia é uma espécie de espelho ou fonte da sociedade, que quase sempre impõe diretrizes ligadas à cultura como estrutura social.

    Destacando as técnicas podemos observar que, a [que a] televisão tenta colocar às vezes de maneira delicada e outras de maneira bem grotesca, ideias e opiniões para que possa haver a distribuição ou promoção de um produto, ideia, instituição e até movimentos tentando acima de tudo expressar como e porque desse objetivo e qual sua finalidade. Nem sempre ela transmite isso da maneira mais correta, podendo causar um déficit na interpretação do telespectador [,] o que poderá provocar uma prática não eficiente.

    Outra influência muito grande é a que desempenha um papel de espelho da sociedade, é porque ela também expressa fatos e ocasiões que acontecem continuamente em nosso meio social e [,] na maioria das vezes, ela propõe algo novo, uma moda, estilo, produto ou algo que nem sempre é necessário para o nosso dia-a-dia, mas que só por passar na televisão passa a ser necessário e exigido por nós.

    Podemos finalizar com a definição de que tudo isso contribui para com as diretrizes ligadas à cultura como estrutura social e que, a [que a] televisão pode sim transmitir um conteúdo saudável que possamos utilizar em nossas ações e concepções do cotidiano, basta apenas que cada um de nós saiba dirscernir entre o bom e o ruim, e aproveitar somente aquilo que irá contribuir para um desenvolvimento firme, positivo e constante.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém não extrapolou o recorte temático nem realizou um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente