Televisão, o principal meio de propagação de informação para os telespectadores - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 06/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

            A televisão, assim como o rádio, é um dos instrumentos mais utilizados de transferência da informação para o telespectador. Ela contribui de forma significativa para a formação cultural de um indivíduo, porém é preciso que haja um certo controle em sua utilização, pois ela pode tanto ajudar como atrapalhar a vida das pessoas.

            Desde o seu surgimento, início dos anos 50, a televisão chega [chegou] como uma ferramenta interativa e inovadora para aquela época, antes as pessoas só escutavam o som através do rádio, agora era possível também ver imagens. Ela foi muito bem empregada pelas indústrias de comércio para a divulgação de seus produtos. Além de ser um meio comercial, a televisão também diverte, educa e informa. Ela contribui, sem dúvidas, para a formação cultural de um cidadão, pois ela detém de vários programas sobre educação voltados para o público jovem e adulto, inúmeros telejornais, algumas telenovelas e filmes que mostram a formação social e cultural do nosso país, disponibliza cursos e entre outros benefícios.

            Porém, o vem [ o que vem]  acontecendo é uma desvalorização da cultura nacional em alguns programas de baixo calão que cada vez mais vem ganhando audiência. Isso não quer dizer que as pessoas não possam assistir a este tipo de programa ou se elas assistirem vão ser alienadas. Uma pessoa que tem uma formação escolar bem estruturada não vai se deter em assistir a estes tipos de programas. As crianças devem assistir apenas a programas voltados para o público infantil ou programas de educação, pois essas sim podem ser influenciadas  pelo o que houve ou o que ver, pois ela está em fase de desenvolvimento intelectual e deve aderir a uma boa educação para a sua formação quanto pessoa como cidadão.

            Logo, as pessoas devem aderir a programas que enriqueçam a sua cultura, que não deixem serem influencidas de forma negativa apenas por um programa que elas viram na tv. As redes de televisão deveria tomar novas medidas para a sua grade de programação para trazer uma programação mais sadia para a toda família.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre o tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente