É notório que a televisão é o veículo mais acessível e que obtém alto poder de induzir a população acerca de um assunto ou produto, pois uma boa parcela só a tem como referência. Deste modo, enquanto emissoras digladiam entre si para aumentar sua audiência a qualquer custo – com programas de baixo valor cultural - [,] o telespectador torna-se a grande vitima sujeita a alienação e restrita ao desenvolvimento do senso crítico.
Indubitavelmente, o advento da televisão foi sinônimo de efervescência, principalmente, para as ditas camadas populares que ganhavam um modo de entretenimento prático e barato, sem sair de casa. Gradualmente, este meio tornou-se a única referência de informação e lazer, transformando-se em não mais em complemento, mas sim, como fonte integral de absorção de "conhecimento".
A população sem se dar conta virava dependente. Então, empresas e a mídia utilizaram este fator a seu favor; recrutando soldados que compram os seus produtos, adicionam suas idéias ao cotidiano, e entram no âmbito do senso comum, ausente de argumentos questionadores de dilemas atuais. Constituindo, assim, uma sociedade homogênea.
Embora aparentemente inofensiva, a televisão pode ser eficaz se utilizada com consciência e como complemento de informação e entretenimento, pois vivemos numa democracia e possuímos o livre arbítrio de poder optar em sermos escravos que somente alimentam índices de audiência do universo televisivo – restrigindo-nos ao desenvolvimento crítico – ou buscar outros recursos para a saída do estado de alienação. Portanto, tendo o prazer de algum dia assistir no horário nobre a sociedade global em rumo ao progresso intelectual, social e político.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a questão. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |