A televisão [,] essa grande formadora de opiniões [,] é vista por muitos como algo prejudicial. Porém [,] devemos nos indagar será que a TV trás [traz] apenas malefícios a [à] vida daqueles que a assistem ou tem seus benefícios embutidos? Vemos nela um agregador de cultura ou estamos ficando emburrecidos passando tantas horas em frente à TV?
A televisão brasileira da atualidade dita moda e costumes. Cria nesse publico [público] potencial a necessidade de consumo de ter o que assiste de mais moderno nesse universo globalizado. E os pobres mortais acabam virando escravos dessa caixa mágica onde tudo é possível. E nesse contexto que encontramos muitos jovens frustrados por não poderem ter o que é dito da moda só porque determinada atriz ou ator usa.
No âmbito cultural há programas de muita qualidade que agregam conhecimentos aos telespectadores, porém muitas vezes em canais fechados [,] não dando a oportunidade da grande parcela da população que é carente assistir algo [a algo] que poderá agregar um conhecimento saudável. O que sobra para quem não pode pagar são programas engraçados que divertem, porém nada contribuem para o desenvolvimento intelectual deste individuo.
Embora a discussão gere grande polemica [polêmica] quando se trata de saber o que nossas crianças estão assistindo e quantas horas estás [essas] passam em frente à TV é muito preocupante. E [É] dever dos pais ou responsáveis dizer o que pode ou não ser visto ou se isso realmente vai agregar algo bom ao pequeno. Porém [,] muitos pais veem a televisão como algo de entretenimento, onde os pais passaram algumas horas sem serem incomodados. O que acaba gerando adultos emburrecidos culturalmente que odeiam livros e veem como única diversão de domingo ficar estarrado no sofá assistindo TV.
A televisão sim pode gerar indivíduos cada vez mais burros, mais [mas] ela em si não pode emburrecer. Há programas de muita qualidade, telejornais comprometidos com a informação e com a verdade [,] o que é muito importante nesse mundo globalizado um individuo [indivíduo] entender de economia e política. Jogar a culpa na TV pela falta de cultura de um povo é uma irresponsabilidade é esquecer que precisamos de investimentos nas escolas, de professores qualificados e, além disso, saber escolher programas agregadores e não só porque todos assistem ou pelo fato da marca x ou y estarem patrocinando.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém apresentou erros primários em relação à escrita e não apresentou uma linha argumentativa consistente para validar sua tese e melhor explorar o tema.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |