No mundo globalizado, a televisão não é algo que deve ser visto como malefício para a sociedade, mas sim um meio tecnológico que traz informações , conhecimentos, entretenimento e amplia a visão de mundo das pessoas, enchergando [enxergando] de forma realista o mundo que os cerca.
Antes do surgimento da televisão [,] a sociedade já se deparava com vários meios de comunicação e informação para se comunicarem com outras pessoas, mas nenhum deles trazia de forma clara, conciza [concisa] e em tempo real as informações como a televisão nos mostra hoje, é fato que na mídia há informações que nos fazem bem e também que nos faz [fazem~mal, há canais que transmitem informações inportantes e também canais que informam coisas indevidas para seus telespectadores. A grande barreira existente na televisão é o uso que damos a esse meio tecnológico, nos canais de televisão há avisos que informam idade permitida para determinado programa, cabe ao telespectador decidir se vai assistir ou não.
Na sociedade atual a televisão permitiu as pessoas ter informações em tempo real, conhecimento e uma visão diferente do mundo que os cercar, permitindo a cada ser humano ter uma visão crítica e realista, isso posto percebe se, a [isso posto percebe-se que a] televisão é algo indispensável no mundo e na vida das pessoas. Nos dias atuais [,] onde a informação é algo importante não só para grandes emprezas [empresas], mas também para as pessoas, a televisão é o principal desses meios de comunicação criado pelo ser humano, que possibilitou a troca de informações e conhecimento e a verdade dos fatos da sociedade e do nosso cotidiano.
Por tanto [Portanto,] a televisão não faz mal a ninhguém [,] e sim o mal uso é que faz toda diferença, nós como seres pensantes capazes de decisões, sabemos o que nos faz mal e o que nos faz bem, a televisão está na vida de cada pessoa, é algo que se tornou indispensável em cada lar em todo mundo, o que precisamos ter, é [ter é] a conciência de saber o que é importante para nós e o que não é, diante das possibilidades que ela nos traz, assim teremos um meio de comunicação eficaz e eficiente sem grande críticas negativas.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, no entanto, sua análise não extrapolou o senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |