Desde que a TV Tupi foi fundada em 1950 no Brasil, a televisão entrou nas casas dos brasileiros e não mais saiu de lá. O problema, é [problema é] que esse poderoso meio de comunicação vem sendo utilizado como veículo de propagação de idéias [ideias] não condizentes com aquilo que realmente vivemos.
Pesquisas revelam que o brasileiro passa em média 5 horas por dia em frente à TV, aprendendo que roupa se deve usar para estar na moda ou que comida se deve consumir para não engordar. E em vez de inserir seu público ao meio intelectual, a TV preconiza informações hostis que apenas alienam seus telespectadores e não os oferece inserção cultural.
Dentre essas informações têm-se as novelas, que pregam um estilo de vida utópico, distante da realidade de muitos brasileiros. São banquetes exuberantes, carros de luxo, roupas de grife, cenário este, que [esse que] ilude e bestializa algumas pessoas, uma vez que estas [essas] sabem tudo o que vai acontecer, deixam suas vidas reais de lado e literalmente “vivem as vidas das novelas”.
Além das novelas fantasiosas, um dos maiores entraves é [,] sem dúvida [,] a imparcialidade dos jornais. Estes, que [Esses que] deveriam nos transmitir a informação, viraram um meio de propagação das notícias que interessam a seus superiores. As manifestações do MST, por exemplo, são mostradas na TV como vandalismo e agressão aos verdadeiros homens de bem, mas a realidade dos manifestantes não é retratada, sendo as notícias transmitidas, friamente [transmitidas as que foram friamente] selecionadas.
Vê-se através desses fatos, que [fatos que] a realidade vem sendo mascarada e fantasia a imagem de um país perfeito, submetendo-nos a informações muitas vezes duvidosas. Somos privados de programas educativos de qualidade e da informação concreta.
É preciso que haja o comprometimento das emissoras de televisão, em [televisão em] nos transmitir a informação sem manipulação de interesses, que as novelas possam criar seus personagens e estilos, mas sem esquecer-se de retratar também a realidade do povo. Que o governo estabeleça essas regras e que elas sejam cumpridas. Pois somente quando a televisão agir com ética é que ela permitirá o aperfeiçoamento cultural do telespectador.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da discussão proposta. Porém, extrapole o recorte temático e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |