A televisão em uma visão prejudicial - Banco de redações


Televisão: Possibilita ou não aprimoramento cultural aos seus telespectadores?

Enviada em: 03/05/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Televisão é um dos meios de comunicação mais utilizados pelo mundo afora. É através dela que são transmitidos os acontecimentos nacionais e internacionais para todos aqueles que a possuem e sintonizam em determinado canal.

Cada canal de TV possui uma programação diferente para atrair a atenção de telespectadores de variados tipo [tipos]. Em suas programações geralmente são transmitidas novelas com mensagens que não costumam ser educativas, além de reality shows que manipulam toda a estratégia do jogo para que recebam votos através de telefonemas e dinheiro através destes, pois possui um grande poder sobre seu público. A cada intervalo entre um programa e outro, ou durante o próprio trabalho, são transmitidas mensagens sobre produtos com preços baixos ou com uma função inovadora, sendo muitas vezes um tipo de propaganda enganosa que leva ao alto consumismo.

Pessoas de variadas idades chegam a passar a maior parte de seu dia em frente a uma TV assistindo a esses tipos de programas. Como consequência dessa falta de exercício diário devido a [à] TV, costumam-se obter um aumento de peso além de, nas crianças e jovens, prejudicar seu desenvolvimento e suas notas escolares por ocuparem o tempo em que poderiam estar fazendo o dever de casa. Esse abuso do uso da TV diariamente leva ainda, ao [ainda ao] sono agitado, prejudicando as poucas horas reservadas para o sono após um dia em frente à TV.

Alguns países como a França e a Austrália decidiram impor leis que limitam [limitem] a hora de uso da TV para crianças de até 5 anos de idade. Segundo pesquisas, crianças que utilizam mais deste meio de comunicação, possuem [comunicação possuem] menos habilidade para raciocínio lógico e matemática  [,] prejudicando, consequentemente, seu desempenho escolar e desenvolvimento.

Portanto, a TV deixa de ser uma forma educativa cultural quando passam programas que influenciam a opinião do público, ou [público ou] quando manipulam a informação que será transmitida porque não é sempre que aquilo que é informado é a visão que deve ser passada, mas sim a visão que a TV julga ser melhor para a imagem da emissora.

Comentários do corretor


Seu abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, melhor trabalhe a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente