A renúncia do papa Bento XVI no dia 28 de Fevereiro chocou o mundo inteiro, não pelos seus motivos, mas pela ação que não acontecia desde o século XV, com o papa Gregório XII. O papa alega estar fraco e sem condições de continuar a ser Pontífice (Papa). Fica a seu critério acreditar ou não na posição de Ratzinger. Muitos não acreditam e os motivos são diversos, desde (a – acrescentar) crise da Igreja Católica até imoralidade.
Em sua última apresentação para os (aos) fiéis, víamos em seus olhos que está (aparentava estar) doente e cansado como o próprio disse, (ponto final) mas (início de período com letra maiúscula) paremos para pensar, será que seu pedido de restauração na Igreja tem algo a ver com alguma situação que ele encontrou dentro dela? Com seus 85 anos de idade e experiência, sendo o pontifex maximus, a Igreja responderá o seu clamor?
Embora ele tenha pedido mudanças em um dos seus últimos discursos, estudiosos apontam que o próximo papa deva ser mais rígido. Não foi nem um pouco errado Ratzinger renunciar sua posição, sendo qual for o motivo, doença ou não, mas esse ato é respaldado pelo Vaticano. Ele foi sincero, a idade chegou e diversas doenças fizeram com que desanimasse, mas não descarto a possibilidade de irregularidades dentro da Igreja. Ele não pediria mudanças sem motivo algum (ponto final)
O conclave não começou ainda, mas reuniões já estão sendo realizadas e o novo papa será escolhido. Espero que as pessoas do mundo tomem como exemplo a ação de Joseph Ratzinger e não ajam (hajam) mecanicamente, sejam sinceros e apresentem suas opiniões.
Comentários do corretor
Sublinhado: Substituir palavras
Negrito: Atenção ao uso
Seus argumentos podem melhorar e serem reforçados com base em estudos e fontes mostradas através de citações. Seu texto não corresponde a um editorial.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |