A democracia tem como sua principal ferramenta o voto, sendo este o símbolo da liberdade de escolha que cada indivíduo pode exercer. Porem [Porém,] com tantos escândalos políticos, de corrupção e a impunidade dos envolvidos, uma parcela da população nos últimos anos perderam a motivação e o orgulho de praticarem o seu dever como cidadão. Será que o voto em branco usado como forma de expressar a insatisfação perante a politica, teve [política teve] resultados? Ou é apenas uma forma de abrir mão da responsabilidade de dar o pode [poder] a alguém?
Saramago [,] uns dos mestres da politica [política] escrita, por diversas vezes abordou em suas obras a discussão de qual deve ser o papel da população na democracia, seu livro mais expressivo que aborda este [esse] tema é: Ensaio sobre Lucidez, onde [em que] uma população que tinha sido devastada pela Ceguei [Cegueira], volta a enxergar, não somente aqui que é físico, mas sim aquilo que eles não podiam ver antes, e inclui nesse apanhado o dever do leito [leitor] e do eleitor. Durante a primeira eleição apos [após] este período [,] os eleitores vão às urnas e a maioria opta por votar nulo. Isso gera grandes mudanças onde [nas quais] os políticos vão ter que se moldar para atender esta nova classe de eleitores mais exigentes.
O que se pode fazer quando os candidatos não atendem as nossas expectativas, quando não possuem um passado digno? Somos obrigados a escolher o “menos pior”? Quem faz isso Vota apenas por obrigatoriedade e não faz a diferença. O que deveria ser obrigatório é o comprometimento de escolher um candidato apenas quando o mesmo represente tudo o que queremos, caso o contrario [contrário] o voto mais justo e apropriado é o voto nulo.
Não podemos ir às urnas indicar alguém que nos represente apenas para aliviar nossa consciência de ter votado. Pois quando fazemos isso estamos renunciando o nosso dever de ser o responsável pelas mudanças sociais em nosso país. O voto nulo pode e vai mudar a politica no nosso país nos próximos anos [,] mudando a relação eleito e eleito [eleitor e eleito], só não teve resultado ainda por que [porque] aqueles que deixaram de escolher alguém esqueceram-se de exigir que houvesse candidatos desposto [dispostos] a se adaptar as exigência [às exigências] por uma país mais juntos e de todos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Todavia, você poderia ter realizado uma linha argumentativa mais ampla em torno da questão. Dessa forma, mobilize fatos, dados, exemplos a fim de comprovar sua tese. No mais, atente à norma padrão da língua. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |