A Constituição Federal de 1988 assegura a qualquer pessoa a partir de 16 anos o direito de eleger seus representantes por meio do voto. A política brasileira deixa a desejar, porque o índice de corrupção e improbidade administrativa são altos. Mas, será que é viável votar nulo?
Quando o Brasil era colônia de Portugal [,] não tínhamos o direito ao voto. Na época do Império, a Constituição de 1824 só beneficiou os ricos e o voto era censitário. Na chamada República Velha, só os homens acima de 21 anos exerciam esse direito, porém eram controlados pelos coroneis [coroneis], o chamado voto de cabresto.
Com o fim da Ditadura Militar [,] todos os cidadãos passaram a gozar de seus direitos, mediante a Constituição de 88. Porquanto para que todos pudessem usufruí-los, muitas pessoas lutaram e perderam suas vidas.
Muitos pensam que ao votar nulo estão protestando contra política brasileira. Mas, na verdade, esse ato é de passividade. E permitem que pessoas de mau-caráter [mau caráter] sejam eleitas.
Para mudar o quadro político é necessário que os eleitores busquem candidatos honestos, eles existem, e investiguem suas vidas. E quando forem eleitos é nossa obrigação acompanhar seu mandato e cobrar pelas promessas feitas. Só assim, mudaremos a realidade do nosso país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém fez uma abordagem simplista e genérica da questão. Amplie suas ideias e desenvolva sua linha argumentativa a fim de promover uma discussão mais ampla e uma análise mais profunda da questão. Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |