A política e a ética estão sendo cada vez mais dissociadas. Em decorrência disso, o cenário político vigente se tornou sinônimo de opressão e escândalos, fazendo com que a população perca o interesse pelo poder de votar. Assim [,] surge uma juventude despolitizada, a geração Coca-Cola, e a grande massa de eleitores descrentes que optam pelo voto nulo. Porém, votar nulo é apenas um meio de ficar calado perante tantas injustiças.
Enquanto algumas pessoas cancelam o voto, muitas lutam por esse poder de escolha. O movimento batizado por “Primavera Árabe” é a prova concreta disso: As populações orientais estão tentando mudar o cenário político que tanto lhes afetam. É mais fácil clamar por renovação política [,] digitando números e confirmando do que enfrentando um governo autocrático e autoritário. Mas, mesmo diante dessas desvantagens, os árabes estão fazendo isso melhor.
O que está faltando nas pessoas é a consciência de o quanto é importante avaliar os candidatos e escolher a melhor opção. Quando os eleitores não votam ou fazem isso por obrigação, estão permitindo que políticos de caráter similar aos que começaram o esquema corrupto denominado de “mensalão “no Brasil, administre [Brasil administrem] da pior forma os bens públicos.
Em contraste, nos Estados Unidos, bastou um mau desempenho econômico para o presidente Barack Obama perder rapidamente a popularidade para o seu opositor Mitt Romney. Lá a população é altamente criteriosa e votam [vota] mesmo não sendo obrigados [obrigada]. A [O] cidadão ativo que sabe usufruir do direito de votar faz da política uma grande aliada ao seu desenvolvimento.
Dessa forma, votar nulo é apenas uma forma de persistir com os problemas políticos e não de resolvê-los. Os cidadãos do mundo todo podem ter uma visão mais crítica da política, isso mostra aos candidatos que seus eleitores não aceitam “qualquer coisa” e sabem exigir seus direitos. O cidadão só mudará o rumo da política do país quando aprender a escolher.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto obedeceu à estrutura dissertativa e fez boas considerações em torno da questão. No entanto, faltou uma discussão um pouco mais voltada para a questão do voto nulo em si a fim de proporcionar um análise mais aprofundada. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |